Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Os jogos olímpicos de Tóquio já começaram. Agora que estamos próximos da segunda semana das competições entre diversas nações do mundo, é o momento ideal para diversos fãs de esportes também conferirem algumas das produções cinematográficas mais marcantes sobre esse gênero.

Separamos uma lista de filmes imperdíveis que estão todos disponíveis na Telecine Play que você confere com a SKY. Tem filme nacional, tem vencedor do Oscar, tem drama, tem filmes para todos os gostos. Descubra essas dicas incríveis abaixo!

4x100

São raras as histórias de esportistas brasileiros que viram filmes, ainda mais se tratando de uma produção nacional caprichada como é 4x100: Correndo por um Sonho.

O filme aborda a destruição do sonho olímpico na conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. Por conta de um erro vital da atleta Maria Lúcia, todo o grupo é desclassificado da disputa pela medalha de ouro.

O erro causa uma cisão grave no grupo, pois Adriana não consegue perdoar Lúcia pelo o que aconteceu, após tantos anos de treino e foco. Anos depois, Lúcia segue uma promessa firme no atletismo enquanto Adriana se perde em pequenas lutas de MMA.

Com poucos meses das Olimpíadas de Tóquio, o grupo decide tentar novamente e passa a treinar duramente na busca do sonho do ouro olímpico provando que o atletismo brasileiro é capaz de superar qualquer grande adversidade.

Rocky

O clássico de 1976 segue tão relevante hoje como foi na época. Vencedor do Oscar de Melhor Filme, conseguindo desbancar o favoritismo de Taxi Driver, um dos filmes mais influentes da História do Cinema, Rocky praticamente modela o formato clássico de diversos filmes esportivos.

Inspirado pela história do pugilista Rocky Marciano, Rocky apresenta a vida sofrida de Rocky Balboa, um jovem pobretão que trabalha para mafiosos pequenos em Nova Jérsei. Tentando sair de uma vida ruim e de um futuro arriscado, encontra a resposta no esporte do boxe.

Convencendo o velho Mickey a treiná-lo, Rocky, com sua fibra moral e força psicológica absoluta, aos poucos consegue reconhecimento no cenário do boxe americano a ponto de chamar a atenção do campeão mundial Apollo Creed que o convida para um amistoso.

Crendo em uma vitória praticamente impossível, Balboa treina arduamente para se preparar para a luta do século que pode mudar toda a sua vida.

Um Sonho Possível

Outro vencedor do Oscar, mas agora pela atuação ímpar de Sandra Bullock, Um Sonho Possível traz a sofrida história de vida do agora astro da NFL Michael Oher que, antes de entrar na superliga do futebol americano como atacante, sofreu em demasia com o desemprego e a falta de moradia digna.

Sem saber quem é seu pai e sofrendo com o vício em drogas de sua mãe, Michael não teve qualquer oportunidade da vida, possuindo nenhuma educação formal ou conhecimento do mundo. Entretanto, tudo em sua vida muda quando Leigh Anne, interpretada por Bullock, o conhece e o adota.

Ela começa a educá-lo e quando observa o interesse de Michael em praticar futebol americano, o incentiva ao máximo para conseguir, também, uma bolsa de estudos em Baltimore.

Creed

Continuação direta do sexto filme da franquia Rocky, Creed tira Sylvester Stallone do protagonista para colocar Michael B. Jordan encarnando o filho do antigo rival de Rocky, Apollo Creed.

O filme, bastante elogiado e até mesmo indicado a Oscar, mostra os passos de Adonis Creed em tentar honrar o legado de seu pai, campeão mundial de boxe, em sua carreira como boxeador.

Para ajudá-lo a superar os desafios físicos e também psicológicos, Rocky aceita ser seu treinador e estrear fora dos ringues para descobrir também mais de si mesmo enquanto honra os ensinamentos de Mickey, seu antigo treinador.

Sonho Olímpico

Essa produção independente estrelando Nick Kroll, traz a história de amizade e companheirismo entre a atleta Penélope, que, ao estrear na Olimpíada de Inverno de PyeongChang em 2018, encontra um grande amigo em Ezra, um dentista voluntário do evento. 

A garota extremamente tímida sofre com o psicológico para enfrentar as provas de ski que irão solidificar todo o seu futuro como atleta, mas a companhia de Ezra pode ser justamente todo o apoio que ela precisava para superar seus medos. Por ser uma produção pequena, todo o elenco consiste em apenas três atores profissionais. Todos os outros personagens são mesmo atletas de inverno na vida real.

O Vencedor

Também vencedor do Oscar em 2011, esse clássico moderno de David O. Russell é considerado uma obra potente com atuações que marcaram época garantindo o brilhantismo de Christian Bale e Melissa Leo que foram agraciados com os maiores prêmios do Cinema.

O filme é a biografia do boxeador americano de família irlandesa Micky Ward durante seus primeiros passos para entrar nas grandes ligas e se tornar um nome importante na história do esporte.

Entretanto, apesar de seu talento indiscutível, o jovem tem problemas de disciplina por conta de viver sempre às sombras do irmão Dicky Eklund, também boxeador de categoria diferente que teve uma carreira sólida, mas que perdeu todas as suas conquistas devido ao vício em crack.

A vida de Ward vira de cabeça para baixo quando conhece e se apaixona por Charlene Fleming que nota o quão disfuncional é a família do atleta que sempre atrasa seu potencial. Isso acaba levando a um verdadeiro inferno familiar que pode destruir toda a perspectiva profissional Micky.