Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da educação sanitária, com vistas ao incentivo de hábitos e cuidados, que cada um deve ter, para promover a saúde e evitar doenças, foi instituído no dia 5 de agosto o Dia Nacional da Saúde e Dia Nacional da Vigilância Sanitária, instituição que durante todo o período pandêmico da covid-19 foi primordial para conter a propagação do vírus e disseminar informações de prevenção.

A data também é uma homenagem ao dia de nascimento do sanitarista Oswaldo Cruz, 5 de agosto de 1872, reconhecido pelo combate a diversas moléstias que assolaram o país.

“Como órgão regulador, a Vigilância Sanitária permanece com um trabalho árduo, incansável e repetitivo em prol da coletividade, realinhando seus serviços e ações nesse tempo de pandemia, mas, acima de tudo, prosseguindo firme no seu propósito de minimizar os riscos sanitários potenciais e considerar os benefícios na segurança dos produtos e serviços”, ressalta o secretário de estado da saúde, Edgar Tollini.

“Atualmente estamos atravessando um cenário atípico e desafiador imposto pela pandemia. Vários empreendedores, mesmo enfrentando uma dura realidade econômica e lutam para tentar manter seu negócio ativo ou abrir novos empreendimentos", explica a diretora de Vigilância Sanitária, Amanda Campos Feitosa.

No entanto, ainda segundo a diretora, ao mesmo tempo, a Lei da liberdade econômica favorece um problema crônico em nossa sociedade: a baixa adesão às normas sanitárias e a liberação de atividades consideradas de baixo risco apenas pela CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas). Neste caso, a Vigilância Sanitária perde a grande oportunidade de cumprir seu papel de guardião da saúde pública. “Para esclarecimentos sobre o papel da Vigilância Sanitária iremos realizar uma webconferência para discutir sobre as implicações e os desafios da Lei de liberdade econômica para ações de Vigilância Sanitária”, acrescenta.

Webconferência

O encontro será realizado no próximo dia 20 de agosto, das 9h às 12h, com a participação virtual de todas as Vigilâncias Sanitárias Municipais para comemorar o “Dia D da Vigilância Sanitária”, com o tema “Lei de liberdade econômica e os desafios para as ações de Vigilância Sanitária”.