Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raiza Milhomem

Foto: Raiza Milhomem

Com regularidade e ampliação da vacinação contra a covid-19 o Tocantins já enxerga a queda dos índices da doença. Dados do Integra Saúde registram queda nos indicadores, de março a julho deste ano, cujo maior percentual registrado foi em óbitos, com 58%. Em março de 2021 - pico pandêmico - foram contabilizados 640 óbitos; em julho este número caiu para 120. A queda pode ser verificada mês a mês - abril 516 (19%), maio 345 (33%), junho 283 (18%) e julho 120 (18%).

Na visão do responsável técnico pelo sistema Integra Saúde, Ullannes Passos Rios, "essa informação é essencial num momento de pandemia como este. O processo de monitoramento da Covid-19, que foi implantado no Integra Saúde, nos permite medir uma série de indicadores que subsidiam as tomadas de decisão por parte do gestor, conferindo-lhe segurança e assertividade nas ações de enfrentamento a essa doença."

O comparativo deste ano traz outro dado positivo, os casos confirmados pela doença também estão em acentuada queda. No mês de março foram confirmadas 30.851 pessoas contaminadas, em julho, este dado baixou para 10.519 – redução de 40%. A diminuição dos casos também chegou às unidades hospitalares que possuem leitos exclusivos para tratamento da Covid-19. Em março, 364 pessoas receberam atendimento nos leitos. Este número subiu em abril 6% (387) e maio 4% (404), mas iniciou queda significativa nos dois meses seguintes, junho e julho, respectivamente 364 e 300 internações – redução de 10% e 18%.

“Todos os números reafirmam que estamos no caminho certo, para conter esta doença. As medidas de prevenção devem continuar até que a população esteja imunizada com as duas doses. Os gestores municipais devem incentivar e buscar suas populações para aplicação da segunda dose. Atualmente atingimos 15% de imunização, contudo, este dado poderia ser bem maior, visto a quantidade de pessoas que não retornaram para a finalização do ciclo vacinal. Este fato é preocupante e pode levar todo um trabalho ao fracasso com o advento de novas variantes”, alerta o secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini. 

Eficácia

“Os índices demonstram que a vacinação, utilizando qualquer imunizante disponível e as medidas de prevenção seguem dando resultado. Muito se questiona a eficácia das vacinas, mas a realidade é outra, com a vacinação o Tocantins está reduzindo os números da doença, o que comprova a eficácia dos imunizantes”, ressalta Perciliana Bezerra, superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde.

Atualmente o Tocantins está recebendo do Ministério da Saúde os imunizantes da Pfizer, CoronaVac, AstraZeneca e Janssen. 

 Vacinação

 Na sexta-feira, 06, o Tocantins atingiu 15,24% da população totalmente imunizada. Já foram aplicadas 887.410 doses, destas 645.023 como primeira dose, o que representa 40,56% da população com uma dose. Outras 27.909 receberam dose única, além de 214.478 que já receberam a segunda dose e fecharam o ciclo vacinal.