Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Luciana Pires

Foto: Luciana Pires

No período de 1º a 31 de julho deste ano, a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) registrou 370 ocorrências, sendo 80% relacionadas ao setor de Segurança Patrimonial, segundo aponta o relatório da Divisão de Planejamento Operacional (Divplan/GMP), da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas (Sesmu). Os registros constam no Sistema Integrado de Operações (Siop).

Dentre os atendimentos realizados constam ainda averiguações de perturbação do sossego público, patrulhamentos em vias públicas, praias, praças e em unidades de Saúde, registros de apoio policial e de violência contra a mulher, vistorias ambientais, capturas e destinação de animal silvestre, averiguações de cumprimento de decretos municipais, dentre outros.

Ações de controle da Covid-19

A GMP realizou atendimentos aos finais de semana relacionados às ações de combate à disseminação do novo coronavírus, fiscalizando o cumprimento dos decretos municipais, juntamente com diversas forças de segurança. Somente em julho, foram cumpridas 43 ordens de serviços e visitados 298 ambientes com o objetivo de combater possíveis aglomerações. Na operação aos fins de semanas foi empregado efetivo com 182 guardas metropolitanos. 

Ainda de acordo com o relatório da GMP, 28% das ocorrências registradas ocorreram na região Sudeste da Capital; 18% na região Sudoeste; 13% na região dos Aurenys; 12% na região de Taquaralto; 11% na região Noroeste e 7% no setor Morada do Sol.  A maioria das ocorrências foi registrada no período das 18 às 23 horas, o que corresponde a 34% no período noturno, 29% na parte da manhã, 23% no período da tarde e 14%, na madrugada.