Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Flávio Cavalera

Com o objetivo de incentivar as ações de valorização da musicalidade, da cultura e da formação musical de crianças e jovens tocantinenses, o Governo do Estado do Tocantins, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) realizou nessa quarta-feira, 11, a entrega dos instrumentos de sopro as bandas musicais de municípios tocantinenses contempladas no Edital Nº 1 de 21 de janeiro de 2020.

O Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música 2020, foi executado pela Adetuc através da Superintendente de Desenvolvimento da Cultura, Gerência de Acervo, Patrimônio Histórico e Artístico, em parceria com a Fundação Nacional de Arte (Funarte). A cerimônia de entrega dos instrumentos de sopro aconteceu no Teatro de Bolso do Memorial Coluna Prestes, sendo acompanhada pelo presidente da Adetuc, Jairo Mariano, secretários municipais das cidades contempladas, maestros e músicos regionais.

Os instrumentos foram entregues a Banda Municipal Bento Jacinto da Silva (Dianópolis), Banda Municipal Tia Nair (Conceição do Tocantins), Banda Municipal Mestre Lídio Alves de Brito (Natividade) e Banda Municipal de Taipas (Taipas).

Durante a entrega, o cantor Genésio Tocantins, que realizou a apresentação de abertura da cerimônia, falou sobre a relevância do fomento da Adetuc na música regional. “Quando eu comecei a tocar, foi em uma viola de buriti, pois os instrumentos eram raros, mas hoje as crianças e jovens têm a oportunidade de aprender com instrumentos de primeira linha o que aumenta ainda mais o interesse pela música e também a abrangência da captação dos novos talentos musicais”, afirmou Genésio.

Já os maestros Wilker e Wada reforçaram a dificuldade dos municípios em adquirir instrumentos com recursos próprios. "Através dessa ação de hoje, nós estamos dando uma ferramenta de futuro para cada uma das nossas crianças. Os municípios têm muita cultura e precisam desse apoio do Governo do Estado para que elas sejam trabalhadas”, ressaltou Wada Francyel Ferreira Trindade, que atua nas cidades de Natividade, Conceição do Tocantins e Taipas. “Ter novos instrumentos traz uma nova motivação para os alunos. É muito gratificante ter essas parcerias, pois além de músicos profissionais queremos formar cidadãos”, completou o Maestro da Banda Municipal de Dianópolis, Wilker Aires Araújo.

Para o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, a tradição musical tocantinense é um dos pilares da cultura tocantinense e a Adetuc tem implementado ações para garantir que os músicos e bandas de músicas do Estado sejam incentivados e que tenha a sua importância artística e cultural reconhecida. “A entrega desses instrumentos do Prêmio Funarte tem como objetivo fortalecer o papel estratégico dessas bandas. Entretanto, para além dessa ação temos trabalhado para garantir um aperfeiçoamento e valorização da música tocantinense, incentivo a formação de novos músicos e a conservação e divulgação do patrimônio musical tocantinense”, concluiu o presidente da Adetuc.