Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Circuito Fetac 2021 - Circuito Estadual de Formações Cênicas da Fetac, Federação Tocantinense de Artes Cênicas, será lançado no próximo sábado, 14, com programação cultural no Memorial Coluna Prestes. O projeto prevê a realização de oficinas, palestras, cursos e workshops nas áreas de teatro, dança, circo e atividades afins ao longo de quatro meses.

O evento será on-line, com transmissão pelo canal do Youtube da Fetac, às 20 horas. Contará com apresentação musical, com os músicos Mello Júnior e Pietro D’Marque, e circense de Kadú Olivier, do circo Os Kaco, além da descrição geral do projeto, das oficinas e dos oficineiros. Também será lançado o site da Federação.

Presidente da Fetac, o ator Kaká Nogueira explica que o Circuito Fetac 2021 buscou oportunizar a todos os filiados da Federação a participação no projeto, por meio de um processo transparente e democrático de seleção de propostas pedagógicas. “Unificamos os processos e maximizamos o uso dos patrocínios recebidos, a fim de buscar um amplo resultado de acesso às formações”, comemorou, ressaltando que centenas de jovens atores serão beneficiados, graças a um forte trabalho em equipe.

O projeto foi contemplado pelo Prêmio Emergencial do Tocantins, por meio de editais lançados pela Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), com apoio do Governo Federal, Ministério do Turismo e Fundo Nacional de Cultura.

O presidente da Adetuc, Jairo Mariano, ressalta a importância da qualificação profissional dos artistas do segmento das artes cênicas, principalmente neste momento de pandemia. “Acreditamos que a regularização das atividades artísticas está próxima e abrirá novas oportunidades de trabalho”, pontua, ao ressaltar que a geração de emprego e renda para a população tocantinense, em todos os segmentos, é um dos pilares da gestão Mauro Carlesse.

Circuito

De acordo com a entidade, o Circuito Fetac 2021 - Circuito Estadual de Formações Cênicas da Fetac oferecerá 60 formações cênicas para atender diretamente mais de 40 municípios, gerando emprego e renda direta a mais de 80 profissionais, incluindo cerca de 30 instrutores. Ao todo, o projeto atenderá, com formações, um público estimado de mais de 1.200 pessoas.

As capacitações serão gratuitas, nos formatos presencial e virtual, no período de agosto a novembro. Os ministrantes das ações formativas foram escolhidos por meio de seleção aberta, realizada no mês de julho. Além disso, outros profissionais com larga experiência curricular foram convidados para levar formações previstas no planejamento anual da entidade.

Os prestadores de serviço vão ministrar capacitações, formações, oficinas, palestras, debates e afins nas áreas de teatro, dança, circo, produção cultural, cenografia, iluminação cênica, sonoplastia cênica, fotografia cênica, dramaturgia, performance cênica, figurino cênico, organização jurídica para grupos cênicos, dentre outros.