Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Depois de ser adiado por praticamente seis anos, Evangelion: 3.0+1.0 A Esperança finalmente estreou no ocidente através da estreia na Amazon Prime Video. Concluindo de vez a saga Rebuild de Neon Genesis Evangelion, o filme épico de mais de 150 minutos é a animação japonesa mais famosa do momento. 

Para você não ficar perdido e não saber por onde começar para participar desse momento tão aguardado pelos fãs, felizmente é possível ver quase todo o conteúdo de Neon Genesis Evangelion nos streamings hoje em dia. Através da internet dos pacotes SKY, você vai poder conhecer a razão deste anime ser um dos mais populares e influentes da história. 

Neon Genesis Evangelion (Netflix)

O melhor é começar pelo começo e tudo se inicia em 1995 com a adaptação em anime do mangá Neon Genesis Evangelion. Na história, acompanhamos o garoto de 14 anos Ikari Shinji que chega à cidade Tóquio 3 a pedido do seu pai após anos separados. 

Sua chegada já acontece em meio à ação: uma criatura imensa conhecida como Anjo está atacando a cidade, destruindo tudo o que há pelo caminho. Agora o mundo inteiro é ameaçado pela chegada desses seres interdimensionais perigosíssimos. 

Sabendo que o pai trabalha para uma organização importante, Shinji não faz ideia que ele foi o grande escolhido para pilotar a última arma que define a esperança da sobrevivência da humanidade: os robôs gigantes EVA.

Praticamente sem escolha, Shinji acaba obrigado a assumir uma responsabilidade gigantesca enquanto lida com questões pessoais muito secretas envolvendo depressão e falta de amor próprio. Considerado o anime que mudou totalmente as regras do jogo e conferiu complexidade aos protagonistas de animações nipônicas, é realmente preciso assistir para se maravilhar com a história intensa que o criador da franquia, Hideaki Anno, tem para contar. 

Neon Genesis Evangelion: O Fim do Evangelho (Netflix)

Quando Neon Genesis Evangelion foi encerrada em 1996, a repercussão foi extremamente negativa. Contando com 26 episódios, o orçamento da série havia se esgotado quase que completamente no episódio 24. Sem saída, a produção e Anno tiveram que adotar um esquema extremamente polêmico e conceitual para conseguir encerrar a história do anime. 

Os dois últimos episódios foram animados com uma técnica muito rudimentar de rotoscopia, com traços grosseiros, além de focarem quase que inteiramente para resolverem as questões psicológicas de Shinji, deixando o final da história totalmente em aberto. Revoltados, a comunidade se organizou para deixar clara a sua insatisfação com o desfecho, motivando o estúdio a repensar o final da série. 

A resposta veio em tempo recorde já em 1997 com a estreia do filme que encerra oficialmente a história do anime. Shinji desperta de sua sessão de terapia autoinduzida e percebe que ainda precisa lidar com as ameaças finais dos Anjos que estão perto de causar o Terceiro Impacto e destruir toda a humanidade. 

Em um cenário absolutamente caótico, Shinji precisa encontrar forças para enfrentar o jogo de tudo ou nada que se apresenta em sua frente, afinal as perdas serão grandes e dolorosas para salvar a humanidade de toda a extinção. 

Evangelion: 1.11 Você (não) está sozinho (Prime Video)

O impacto que Neon Genesis Evangelion causou na indústria foi tão significativo que Hideaki Anno, criador da franquia, acabou sentindo um peso imensurável em sua carreira. Seu maior sucesso havia também se tornado sua maldição. Apesar da aceitação do público em geral ter sido muito positiva com o filme de 1997, Anno ainda queria revisitar Evangelion e colocar um ponto final definitivo na história. 

Convencendo o estúdio Gainax, ávido para lucrar mais com a propriedade, Anno conseguiu emplacar a tetralogia Rebuld of Evangelion que foi iniciada em 2007 com a estreia de Evangelion 1.11. Apesar de ter dito inúmeras vezes que não se tratava de uma tentativa de contar exatamente a mesma história, o primeiro filme dos rebuilds se trata de um remake praticamente idêntico aos seis primeiros episódios da série animada. 

Contando com muito mais orçamento, o filme é um espetáculo animado, de técnica impecável mostrando todo o potencial que a ação de Evangelion possui. Entretanto, a história é realmente a mesma. Shinji chega a Tóquio 3 durante um ataque de um anjo, se torna piloto do EVA-01 e começa a formar uma amizade com a estranha Rei Ayanami, também piloto de outra unidade EVA. 

Evangelion: 2.22 Você (não) pode avançar (Prime Video)

Já na primeira sequência planejada de Rebulld of Evangelion, as coisas começam a se diferenciar sutilmente dos acontecimentos da série original. Ainda bastante próximo do anime, Anno começa a acelerar eventos e trocar personagens em situações que definem completamente o curso da história. 

Finalmente apresentando Asuka e também a inédita personagem Mari, Anno mostra os pontos altos da vida de Shinji como piloto do EVA. Com um primeiro ato bastante leve, focado em desenvolver seus personagens principais e suas relações, elaborando até mesmo romances interessantes, o filme muda de tom significativamente em sua segunda metade, mostrando eventos que ainda conseguem fazer até mesmo os fãs mais assíduos da franquia se arrepiarem. 

Polêmico por natureza, o filme termina com um gancho poderoso que com certeza fará você querer assistir o próximo quase que imediatamente. 

Evangelion: 3.33 Você (não) pode refazer (Prime Video)

É neste filme que Anno realmente diverge 100% da narrativa original do anime trazendo uma história inédita. Se tratando do filme mais divisivo da franquia até agora, é preciso conhecer bastante da mitologia de Neon Genesis Evangelion para conseguir compreender alguma coisa da obra e, ainda assim, se trata de um filme bastante confuso. 

O espectador é jogado 14 anos depois dos acontecimentos de Evangelion 2.22 em um mundo completamente diferente do conhecido. Shinji é despertado em um território nada amistoso onde seus amigos não lhe explicam nada. Desesperado para saber sobre o destino de Rei, sua melhor amiga, ele desobedece às ordens de sua antiga tutora e foge para a Nerv, antiga organização responsável em defender o mundo. 

Lá ele descobre que não conseguiu salvar o mundo, mas que há uma maneira de reverter esse destino trágico se trabalhar novamente com seu pai e com o misterioso Kaworu Nagisa, um simpático rapaz obstinado a fazer Shinji verdadeiramente feliz. 

Evangelion: 3.0+1.0 A Esperança (Prime Video)

O aguardado final dos rebuilds de Evangelion finalmente chegou ao ocidente através da Amazon Prime Video se tornando um dos fenômenos mais aguardados do audiovisual de agosto. 

Conseguindo colocar o ponto final tão desejado nessa franquia, Hideaki Anno monta um épico intimista e também de aventura trazendo todo o desenvolvimento necessário para finalizar a história de Shinji, Rei, Asuka, Mari e todos os outros personagens queridos da franquia. 

Assim como o Evangelion: 3.33, é igualmente importante entender alguns dos conceitos fundamentais da franquia antes de conferir o filme porque não há muita importância em explicar durante a narrativa que se torna bastante apressada em seus atos finais repletos de ação explosiva. 

Felizmente, realmente se trata do final tão esperado pelos fãs. Dessa vez, é mesmo a despedida definitiva de Evangelion.