Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Secretária Miyuki com presidentes dos órgãos colegiados

Secretária Miyuki com presidentes dos órgãos colegiados Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Secretária Miyuki com presidentes dos órgãos colegiados Secretária Miyuki com presidentes dos órgãos colegiados

A titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Miyuki Yashida, reuniu-se nessa quarta-feira, 18, com presidentes dos Comitês de Bacias Hidrográficas, com o Fórum Tocantinense de Comitês das Bacias Hidrográfica e com o Consórcio CI-Lago para discutir a celebração do Convênio com o CI Lago para reestruturação dos órgãos colegiados para que possam ajudar a promover, da melhor forma, a gestão descentralizada dos recursos hídricos no estado.

Os recursos são da ordem de R$ 2 milhões oriundos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos gerido pela Semarh, que serão repassados ao CI Lago, para reestruturação física, financeira e administrativa dos respectivos organismos colegiados e para investimentos em projetos de recuperação de nascentes, dentre outros.

A reestruturação dos comitês é fundamental para que estes possam desempenhar suas funções como organismos da estrutura organizacional do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos juntamente com a Semarh.

Segundo a titular da pasta, o Tocantins tem 100% do seu território inserido na maior bacia hidrográfica brasileira –Tocantins-Araguaia, e este trabalho a ser desenvolvido em conjunto com os órgãos colegiados busca fazer com que todo este potencial de água doce possa ser bem aproveitado, de forma sustentável, tanto para a geração de energia, abastecimento da população e, também, para o desenvolvimento de atividades econômicas como piscicultura e a agropecuária.

“Estamos buscando um direcionamento junto aos comitês e ao Consórcio para promover uma programação conjunta para que todo este potencial de água doce possa ser preservado e bem utilizado”, afirmou.

A reunião contou com a presença dos presidentes do Comitê de Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas, Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda, Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza, Comitê da bacia Hidrográfica do Rio Formoso, além do Fórum Tocantinense de Comitês das Bacias Hidrográfica e do Consórcio CI- Lago. Os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) são órgãos colegiados com poder normativo, deliberativo e consultivo, composto por representantes do poder público, usuários da água e sociedade civil.