Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) participou nessa quarta-feira, 18, do encerramento da conferência internacional ‘Áreas Protegidas en un Mundo Cambiante’, organizado pela Universidade Estadual do Colorado, EE.UU., que contou com a participação de diversos países da América Latina abordando suas experiências no manejo destas áreas. O encontro virtual, realizado de 16 a 18 de agosto deste ano, permitiu a vasta troca de conhecimentos, envolvendo temas sobre conservação da biodiversidade, mudanças climáticas, ecoturismo, economia local, interpretação ambiental, dentre outros.

A Gerência de Pesquisa e Informações da Biodiversidade (GPIB) representou o Naturatins neste evento, com uma palestra apresentada no dia (17), abordando a diversidade da fauna silvestre do Cerrado e os instrumentos e ações adotados para sua proteção. Durante a transmissão foram apresentadas as diversas possibilidades de interação das pessoas com a natureza, por meio de atividades educativas, com foco no conhecimento sobre a fauna silvestre, demonstrando os resultados da experiência, a partir do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre o Naturatins e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), para apoiar a implantação do Museu de Morfologia da instituição.

A bióloga do Naturatins, Angélica Beatriz, que coordena as atividades educativas do Centro de Fauna do Tocantins (Cefau), vinculado à GPIB, ressalta. “A conferência trouxe a oportunidade de compartilhar informações sobre a fauna silvestre do Cerrado, ações de proteção, além das vivências práticas de taxidermia e osteotécnica do Museu de Morfologia da UFT. As áreas protegidas são abrigo e fonte de alimento para a fauna silvestre. Poder mostrar às pessoas a importância de cuidar destas áreas, sensibilizando-as por meio do conhecimento e interação com os animais é uma oportunidade estratégica que o Museu de Morfologia nos traz”, enfatiza a bióloga.

No Museu de Morfologia da UFT, coordenado pelas professoras Tainá de Abreu e Ediana Vasconcelos, os acadêmicos, estudantes e técnicos têm a oportunidade de iniciar o aprendizado em taxidermia e osteotécnica, para dar nova vida aos animais que vem à óbito no Cefau. “Esses animais são aqueles que, nem mesmo os mais dedicados cuidados foram suficientes para impedir sua morte. A experiência de receber uma carcaça de um animal e posteriormente poder transformá-la em um material educativo, e emitir a sua Certidão de (Re)nascimento, é muito significativa para o aprendizado de todos”, esclarece a doutora Tainá de Abreu.

“Manter uma exposição permanente de peças anatômicas dos animais silvestres e propiciar a vivência no ambiente natural propiciado pelas áreas protegidas objetiva despertar o interesse, o cuidado e respeito pelo patrimônio natural resguardado nessas áreas, uma experiência única para sociedade, de aprendizado sobre a fauna local”, reitera mestra Ediana Vasconcelos.

Jorge Leonam Barbosa, gerente da GPIB do Naturatins, antecipa. “O acordo de cooperação técnica firmado entre o Naturatins e a UFT, para apoio à implantação do Museu de Morfologia tem nos trazido importantes resultados e, por isso, está em andamento o termo aditivo para continuidade desta promissora parceria”, assegura o gerente.

Cefau

O Centro de Fauna do Tocantins (Cefau) é uma unidade que realiza a triagem e a reabilitação de animais silvestres, vítimas de tráfico ou provenientes de apreensão pelos órgãos fiscalizadores, e está estabelecido em uma área rural às margens do Rio Tocantins, no entorno do Parque Estadual do Lajeado e da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Lajeado. As atividades educativas do Cefau são desenvolvidas a partir do seu Centro de Interpretação Ambiental (Ciamb), que se estabeleceu como uma oportunidade inovadora e estratégica de promover o conhecimento sobre os animais silvestres, com foco em sua ocorrência nas áreas protegidas.


Universidade Estadual do Colorado (CSU)

Sediada em Fort Collins, EE. UU., a CSU realiza, anualmente, o curso ‘Manejo de Áreas Protegidas’ voltado a profissionais da América Latina e demais países de língua portuguesa. Em tempos de pandemia passou a organizar eventos virtuais, para manter sua programação de cursos e treinamentos.