Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Lenito Abreu

Foto: Lenito Abreu

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) concedeu mais 180 dias de prazo, com efeitos retroativos de 24 de julho de 2021, para que o produtor rural ou interessados realizem o curso de uso correto e seguro de defensivos agrícolas para aplicadores de agrotóxicos, um dos itens já previsto na Instrução Normativa nº 1, de 25 de janeiro de 2021. A nova medida foi publicada, por meio da Portaria nº 248, no Diário Oficial dessa terça-feira, 24.

Na Instrução Normativa nº 1, a Agência havia autorizado um período de 180 dias para apresentação da certificação por parte dos interessados. “Avaliamos que a pandemia da Covid-19 dificultou o acesso ao curso, por isso dilatamos mais 180 dias e autorizamos a abrangência da modalidade presencial para à distância, bem como incluímos a própria Agência também como fonte capacitadora”, disse o responsável técnico pelo Programa Estadual de Agrotóxicos da Adapec, Juliano Milhomem.

Para fazer aplicação de defensivos agrícolas, o interessado deverá realizar cadastro na Adapec e apresentar o certificado de curso sobre uso correto e seguro de agrotóxicos, com no mínimo 20 horas. O curso terá validade de dois anos. “É mais segurança para o aplicador saber que está treinado para desempenhar a atividade com segurança, além de diminuir a contaminação humana e ambiental”, acrescentou Juliano Milhomem.