Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em comemoração ao Agosto Dourado, mês dedicado à amamentação, a Secretaria de Estado da Saúde - por meio do Hospital e Maternidade Dona Regina - realiza nesta segunda-feira, 30, às 09 horas, a Carreata da Amamentação.

A carreata da amamentação terá inicio 9 horas, em frente ao estacionamento do Palácio Araguaia com a NS 02. O percurso será uma volta na Praça dos Girassóis.

A coordenadora e nutricionista do Banco de Leite Humano da Maternidade Dona Regina, Walkiria Pinheiro, explica que a amamentação é a melhor forma de alimentar o bebê, pois através do leite materno, o bebê cria anticorpos que vão ajudá-lo a prevenir várias doenças, além de estimular o desenvolvimento neurológico. “E para a mãe também é importante porque previne o câncer de mama, ela volta ao seu peso pré-gravídico mais rápido, além de melhorar a autoestima, enfim, são muitos os benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê”, acrescenta.

A engenheira agrônoma, Ana Paula Almeida, conta que amamentou os dois filhos até um ano de idade e que ambos são saudáveis. “Amamentar é o momento que fortalecer os laços de afetividade com o bebê e isso irá refletir na sua vida adulta”, avalia.

Segundo o UNICEF, as crianças que recebem leite materno, possuem melhor desenvolvimento e apresentam relativo aumento da inteligência em relação às crianças não amentadas no peito, além de prevenir alterações ortodônticas, de fala e diminuição na incidência de cáries. Até os seis meses de vida o bebê amamentado com leite materno não necessita de chá, água ou qualquer outro tipo de alimento, pois o leite já contém todos os nutrientes necessários e na quantidade que ele precisa, não sendo necessária complementação alimentar.

Crianças que são amamentadas no peito são mais seguras e têm mais facilidade para aceitar os alimentos, pois o leite tem características da alimentação da mãe.