Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Sandes

Com uma grande procura da população pela vacina contra a covid-19 nos pontos estratégicos montados pela Secretaria da Saúde de Araguaína fora das UBS (Unidades Básicas de Saúde), a vacinação itinerante também chegou até a Via Lago, um dos principais pontos de lazer do araguainense. Durante o último sábado, 28, foi montado um posto avançado de vacinação no calçadão, oferecendo para a população que tenha idade a partir dos 18 anos, a primeira e segunda dose da vacina.
 
O objetivo principal é alcançar a parcela da população que ainda não cumpriu o protocolo de imunização, como a aposentada, Delza Rodrigues, de 77 anos, que ainda não havia tomado a primeira dose.
 
“Eu estava preocupada, tinha medo de tomar a vacina, mas com o tempo eu vi as outras pessoas tomando e percebi que era tudo tranquilo. Com essa vacinação aqui na Via Lago no fim de semana, ficou muito fácil, já tomei a primeira dose”, contou a aposentada, Delza Rodrigues.
 
Nos cinco dias de vacinação itinerante, entre os dias 24 e 28, foram aplicadas 898 doses, sendo 401 da 1ª e 497 da 2ª. Nessa ação na Via Lago, 130 pessoas tomaram a 1ª dose e outras 130 a 2ª dose.
 
Vacina mais arte
Durante o mutirão também está sendo realizada a programação do projeto Vacina mais Arte, que tem como objetivo apoiar artistas locais e incentivar a imunização por meio da música, arte e cultura. No sábado, DJ Pepeu e a Banda Retrô Beet se apresentaram durante a programação na Via Lago que seguiu das 17 às 21 horas.
 
“Fiquei muito feliz de vez a vacinação acontecendo aqui na Via Lago, isso incentiva aqueles que ainda não tinham ido e facilita para mim que estou tomando hoje a segunda dose. Estou imunizada, mas vou continuar me cuidando da mesma forma”, disse a estudante de enfermagem, Milena Nunes, de 32 anos.
 
Novo local
O atendimento nas UBS com a aplicação da vacina continua sendo realizado normalmente, mas com a grande procura fora das unidades, a Secretaria da Saúde de Araguaína também anunciou as novas datas do mutirão de vacinação contra a covid-19 para esta semana. Dessa vez a vacinação itinerante seguirá para o Setor Araguaína Sul, na Avenida Guaíba, próximo ao supermercado Baratão, durante os dias 31 de agosto e 1 de setembro.
 
O atendimento da vacinação itinerante será das 16 às 20 horas e para poder ser vacinado é necessário apresentar documento de identidade com foto, CPF e cartão de vacinação.