Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Filmes de ação das antigas ainda despertam um forte sentimento nostálgico. Seja pelas histórias que nunca mais seriam feitas nos parâmetros sociais atuais ou pela magia dos efeitos práticos aliados de atores realmente se arriscando ao máximo em suas proezas.

Recém chegada ao Brasil, a plataforma da HBO Max já conta com inúmeros clássicos sensacionais para serem conferidos a qualquer momento. Você tem acesso à HBO Max através da SKY TV.

Confira os filmes dessa seleção imperdível;

Máquina Mortífera

Contando com todos os quatro filmes das aventuras explosivas da dupla de policiais Riggs e Murtaugh, interpretados por Mel Gibson e Danny Glover, se prepare para se divertir muito com as histórias trazidas em ritmo frenético pelas ruas de Los Angeles.

Com Richard Donner na direção dos quatro filmes, a franquia traz absolutamente tudo o que blockbusters policiais têm direito como perseguições intensas em alta velocidade, tiroteios em meio a cenários completamente inusitados, vilões caricatos, bom humor e muitas explosões.

A franquia começa com um filme bastante tradicional de 1987, trazendo uma história um pouco mais densa para definir o drama de seus personagens. Porém a química em tela entre Gibson e Glover é tão boa que os filmes seguintes se tornam mais leves, ainda que repletos de perigos reais para a dupla.

Superman: O Filme

Também dirigido por Richard Donner, Superman: O Filme de 1978, foi o grande responsável por fazer diversas pessoas acreditarem que é possível fazer um homem voar. Trazendo às telonas pela primeira vez o personagem clássico da DC, encarnado de modo inesquecível por Christopher Reeve, o filme se trata de um clássico absoluto.

Trazendo a história de origem de Superman, acompanhamos toda a jornada do herói em descobrir quem ele realmente é e a sua função no mundo vivendo sob o disfarce de Clark Kent entre os humanos comuns.

Com ameaças sérias de seus inimigos mortais Lex Luthor e General Zod, Superman, o homem de aço totalmente invulnerável fisicamente, precisa proteger as pessoas que mais ama: sua mãe Martha Kent e a mulher que é apaixonado, Lois Lane.

Batman

Onze anos depois do sucesso de Superman nos cinemas, a DC/Warner resolveu investir em uma nova aventura de um dos seus heróis mais populares: o Batman. Dirigido por Tim Burton, mestre visual de assinatura característica para criar uma Gotham City realmente gótica e suja, a obra traz Bruce Wayne já atuando como o Cruzado Encapuzado.

Com Gotham infestada pelo crime com sua força policial totalmente corrompida, Batman tenta mudar a cidade através de seu vigilantismo mascarado. Entretanto, tudo em sua vida muda quando um policial corrupto e extremamente perturbado chamado Jack Napier cai em um tonel de ácidos químicos que alteram ainda mais a sua psiquê.

Napier então ressurge, sobrevivendo por um milagre, sob uma nova identidade: o Coringa. Buscando vingança e anarquia, coloca Gotham em uma onda de terror ainda mais intensa obrigando Batman a agir com mais afinco no maior desafio de sua vida. Com interpretações eternizadas de Michael Keaton como o Morcego e Jack Nicholson como o Coringa, Batman se trata de um dos filmes mais bem realizados inspirados em quadrinhos até hoje.

Perseguidor Implacável

Direto de 1971, esse clássico de Don Siegel trouxe mais um personagem inesquecível interpretado por Clint Eastwood: o detetive Harry Callahan. Atuando em São Francisco, Harry, conhecido nas ruas como Dirty Harry pelo seu estilo bruto e implacável, encara um novo desafio mortal quando um serial killer chamado o Assassino do Escorpião surge na cidade.

Contando somente com a ajuda do seu novo parceiro Chico Gonzales, a dupla entra em rota de colisão com o psicopata várias vezes resultando em situações perigosas. Considerado um dos melhores filmes policiais de todos os tempos Perseguidor Implacável conseguiu consagrar uma das franquias mais longevas do cinema com cinco filmes trazendo Eastwood vivendo o detetive Harry.

Na época, o conceito de sequências ainda não era comum e começou a se popularizar justamente na década de 1970.

O Demolidor

Não confundir com o filme do herói da Marvel, pois esse O Demolidor nada tem a ver. Estrelado por Sandra Bullock e Sylvester Stallone, o filme se passa anos no futuro em um cenário distópico onde tudo é dominado por políticas extremamente corretas, evitando ofender qualquer cidadão.

Nessa situação, o trabalho da polícia se torna alegórico, afinal a força policial não pode reprimir qualquer ato criminoso através da violência causando um verdadeiro caos quando Simon Phoenix, um ladrão violento retorna à ativa após ser tirado da criogenia.

Sem saberem como lidar com a situação, a força policial decide trazer um policial congelado de volta à ativa para resolver Phoenix respondendo violência com violência novamente após anos de paz e tranquilidade. Apesar de polêmico, o filme traz um olhar único sobre como a sociedade pode se curvar sobre a vontade de poucos e quais podem ser as consequências disto.

Matrix

Revolucionário e reverenciado até hoje, Matrix é uma obra-prima do cinema de ação e da ficção científica. Elaborado com diversos conceitos filósoficos e sociológicos, Matrix apresenta a vida do pacato Thomas Anderson, um programador que trabalha em uma empresa ordinária de dia, mas de noite se transforma em Neo, um hacker extremamente competente.

Sempre questionando a sua realidade, Anderson acaba convidado a conhecer um misterioso senhor chamado Morpheus. Oferecendo duas pilulas, uma que o manteria em uma ilusão e outra que o levaria para a realidade, Neo escolhe a da realidade e descobre uma verdade assustadora: praticamente toda a humanidade foi dizimada por máquinas extremamente inteligentes que criaram uma simulação da vida “real” para humanos que são criados como gado.

Precisando entrar novamente na Matrix, o mundo criado pelas máquinas, Neo tenta descobrir um modo de parar as máquinas antes que toda a humanidade que está fora da simulação seja dizimada nessa guerra desesperada. O problema é que as máquinas já sabem que Neo despertou, mandando os agentes Smith, assassinos implacáveis, para exterminá-lo.

A Hora do Rush

Toda a trilogia de A Hora de Rush conta com ação e lutas de artes marciais importantes por parte da presença de Jackie Chan nesse buddy cop onde faz dupla com Chris Tucker - a proposta é similar a dos filmes Máquina Mortífera.

No primeiro longa da franquia, Lee, um ótimo investigador de Hong Kong, viaja até Los Angeles em uma investigação para encontrar a filha de onze anos do cônsul chinês que foi sequestrada por uma gangue perigosa.

Precisando unir forças com o detetive James Carter do FBI, os dois precisarão encontrar um modo de se suportarem até conseguirem concluir a missão. Como o estilo de trabalho dos dois é radicalmente diferente, diversas brigas e trapalhadas acontecem no meio do caminho repleto de perigos.