Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Yrene Nakamura

Foto: Yrene Nakamura

O Ranking Connected Smart Cities, plataforma de discussão e negócios sobre cidades inteligentes, concedeu a Palmas a primeira colocação entre as cidades da região Norte do País. O evento de premiação aconteceu nesta quarta-feira, 1° de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. No ranking geral, que avaliou 677 cidades brasileiras, sendo 48 com mais de 500 mil habitantes, 274 com 100 a 500 mil habitantes e 349 com 50 a 100 mil habitantes, Palmas ficou na 32° colocação.

A prefeita Cinthia Ribeiro participou da cerimônia e não escondeu o orgulho de ver a capital do Tocantins sendo premiada. “Sou uma admiradora do conceito de cidades inteligentes. Sonho com uma Palmas cada dia mais integrada, tecnológica e inteligente. Este prêmio comprova que estamos no caminho certo. Acredito que o segredo para alcançar melhores resultados é colocarmos sempre o ser humano e suas relações como prioridades. Para otimizar os resultados, investimos em tecnologia, com instrumentos de controle de dados, de planejamento e de inteligência”, considerou a gestora.

Após a premiação, Cinthia Ribeiro participou de uma mesa-redonda e apresentou as iniciativas que estão sendo empreendidas em Palmas, além dos desafios para conseguir avançar com a pauta. “Ao longo desses últimos anos, preparamos a capital para concretizar esse projeto inovador de Smart City. Mas precisávamos colocar as contas em dia, asfaltar a cidade, resgatar promessas de obras e criar a infraestrutura necessária de Norte a Sul da Capital. E, no meio disso tudo, veio uma pandemia. Pensamos em uma Palmas pós- pandemia mais integrada, com maior aproveitamento de espaços públicos e áreas verdes, com uma política séria, pensando, sempre, na mobilidade do amanhã.”

O evento segue até sexta, 3, de forma híbrida, e conta também com a participação do secretário municipal extraordinário de Assuntos Estratégicos, Captação de Recursos e Energias Renováveis, Thiago Pereira Dourado.

Cidades inteligentes

O Ranking Connected Smart Cities é um estudo desenvolvido pela Urban Systems para o evento homônimo, idealizado pela Necta e Urban Systems. O estudo é desenvolvido desde 2015, criando uma plataforma de discussão e negócios sobre Cidades Inteligentes. São levados em consideração 70 indicadores em 11 eixos temáticos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, empreendedorismo, educação, saúde, segurança, energia, governança e economia.