Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

O número de homicídios no Tocantins caiu em 21,6% nos seis primeiros meses de 2021, de acordo com demonstrativo feito em comparação com o mesmo período de 2020. Os dados são da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO) que realiza o monitoramento diário das estatísticas criminais em todo o Estado.

Entre janeiro a julho deste ano foram registrados 167 crimes violentos letais intencionais. Já no ano passado, esse número era de 213 casos em todo o estado, ou seja, 46 ocorrências a menos. Além disso, em 53% dos municípios tocantinenses não houve registro de mortes violentas, sendo que dos 139 municípios, em 74 não houve nenhuma ocorrência desta natureza.

Em Palmas, entre os meses de janeiro a julho de 2020, foram 61 casos de homicídios registrados - número que caiu em 2021 para 25 casos, uma redução em 40,98%. Os números positivos são resultados de uma integração das forças policiais do Tocantins que aprimoraram e trouxeram maior segurança à população.

Para o secretário de Segurança Pública do Tocantins, Cristiano Sampaio, as forças de segurança estão trabalhando de forma integrada. "Nas reuniões das forças de segurança são analisados os índices criminais de cada região e dessa forma, temos condições de definir as ações mais efetivas para reduzir a criminalidade em cada localidade. Com isso estamos diminuindo os índices em todo o Tocantins”, explica Cristiano Sampaio.

De acordo com o delegado do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa de Palmas, Guido Camilo, o saldo positivo é reflexo de um trabalho intenso e a soma das forças de segurança estaduais. "Entre os principais itens de um bom resultado está o aperfeiçoamento da equipe, os investigadores precisam ter o perfil, pois requer muita dedicação nesse tipo de investigação", afirma o delegado.