Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Washington Luiz

Foto: Washington Luiz

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, determinou que a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO) dê continuidade na construção do novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da Polícia Civil do Estado do Tocantins. A audiência para tratar do assunto ocorreu na manhã desta terça-feira, 18, e contou com a participação do Secretário da Segurança Pública, Cristiano Sampaio, do Secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Vidal, do deputado Olyntho Neto, da presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Tocantins (Sindepol-TO), Sarah Lilian de Souza, e do vice-presidente, Bruno Azevedo.

O secretário de Segurança, Cristiano Sampaio, destacou que estudos técnicos sobre a recomposição salarial e demais carreiras, já foram realizados, e que o projeto segue para tratativa junto à Secretaria de Estado da Fazenda. “Nós precisávamos desse aval do governador para dar continuidade a essa questão e avançar nas discussões junto a Secretaria da Fazenda para dar celeridade a uma nova tabela para os planos de cargos e salários das policias”, destacou. 

Além da recomposição salarial foram debatidas também questões referentes ao reajuste de sobreaviso e renovação da lei de indenização. 

Durante a audiência o governador Mauro Carlesse reafirmou seu compromisso com a categoria e ressaltou que a valorização dos policiais reflete em uma boa prestação de serviço para a comunidade. “Eu sei que essa é uma demanda antiga da categoria, mas era preciso equilibrar primeiro as contas do Estado e agora que nós retomamos nossa capacidade orçamentária é a hora de dar continuidade a esses projetos de valorização dos policiais, pois nós sabemos que um policial valorizado significa uma boa prestação de serviço para a nossa população”, disse. 

Para a presidente do Sindepol/TO, Sarah Lilian, que também participou da reunião, o encontro com o governador foi satisfatório. "Saímos muito felizes da reunião, momento em que o governador reafirmou o compromisso com a classe, autorizando o fechamento do PCCS com o secretário da casa Civil, secretário da Segurança Pública e o secretário da Fazenda para encaminhar o projeto para a assembleia. Vamos continuar buscando melhorias como essa para a carreira", disse.

Cronograma

O secretário de Estado da Segurança Pública, Cristiano Sampaio, informou que após as tratativas com a Secretaria da Fazenda um Projeto de Lei sobre o novo PCCS será elaborado e encaminhado à Assembleia Legislativa para aprovação. “Para este ano, nós temos algumas vedações legais, mas nós trabalhamos para que haja uma efetiva implementação da nova tabela de valores a partir de janeiro de 2022”, finalizou.  

(Foto: Whashington Luiz)