Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

O projeto Pró-Espécies: Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas – Todos contra a extinção é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que recebe, até o próximo dia 7 de setembro, propostas para elaboração de identidade visual, arquitetura, design gráfico e de interação do aplicativo de monitoramento pesqueiro do Plano de Ação para Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção do Cerrado Tocantins (PAT Cerrado do Tocantins). A estimativa é que o período de consultoria se estenda por 80 dias, entre os meses de setembro e novembro de 2021.

O Plano de Ação para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Cerrado Tocantins (PAT Cerrado Tocantins) foi elaborado sob coordenação do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), com participação do Centro Nacional de Conservação de Flora (CNCFlora/JBRj), do WWF-Brasil, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Universidade Federal de Tocantins, entre outras instituições, com o objetivo de acompanhar e minimizar a situação de risco de extinção das espécies beneficiadas.

Os interessados em apresentar proposta precisam ficar atentos aos requisitos do processo de seleção, conforme disposto na Carta Convite do Pró-Espécies, publicada na terça-feira, 31. A proposta deve ser enviada em dois arquivos – Proposta Técnica (que deve vir sem valores e preço) e Proposta Financeira (que deve conter o orçamento detalhado) – para os e-mails compras@wwf.org.br e proespecies@wwf.org.br indicando no assunto: [Pró-Espécies] Proposta Carta Convite: SC0310821.

De acordo com o Pró-Espécies, só serão consideradas no processo de seleção as propostas que apresentarem este assunto. A proposta deverá ser apresentada preferencialmente em papel timbrado, com indicação do nome do responsável pela Proposta e contatos (e-mail e telefone). As dúvidas podem ser enviadas até o dia 05/09/2021 para o e-mail: proespecies@wwf.org.br indicando no assunto: [Pró-Espécies] Dúvida Carta Convite: SC0310821.

Todos os questionamentos serão respondidos em um documento único de perguntas e respostas, divulgado como anexo, na página da chamada, no dia 06/09/2021, somente se houver questionamentos.

Plano de Ação

A Ação 4.6 do PAT Cerrado Tocantins aponta que, as coletas, multiplicação e reintrodução ex-situ de espécies ameaçadas de extinção se destina a aumentar o volume de informações disponíveis sobre as espécies beneficiadas pelo PAT, em especial, os peixes que compõem parte significativa das espécies ameaçadas de extinção no Cerrado brasileiro.

Esse aspecto motivou a proposta de desenvolvimento de aplicativo(s) que possibilite(m) a obtenção de dados de localidades de ocorrência das espécies do recurso pesqueiro, para fins de monitoramento, manejo e gestão dos recursos pesqueiros. E os dados capturados a nível de ciência cidadã (aqueles obtidos por indivíduos da sociedade como um todo, e não apenas pela comunidade científica) possam colaborar na elaboração de medidas de controle pesqueiro.

Projeto Pró-Espécies

O projeto Pró-Espécies é financiado pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund), coordenado pelo Departamento de Espécies (DESP/MMA) e implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), sendo o WWF-Brasil a agência executora.

O projeto trabalha em conjunto com 13 estados do Brasil (MA, BA, PA, AM, TO, GO, SC, PR, RS, MG, SP, RJ e ES) para desenvolver estratégias de conservação em 24 territórios, totalizando 9 milhões de hectares. Além da implementação de políticas públicas, procura alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR).