Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Seguindo as diretrizes do governador Mauro Carlesse, o secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto), Tom Lyra, deu início nessa quarta-feira, 1º de setembro, a uma agenda de atividades em Araguatins. A ação tem como objetivos, estreitar laços com o município, fomentar ações de desenvolvimento econômico e social, além de, alinhar projetos que viabilizem o crescimento da região conhecida como Bico do Papagaio e todos os seus municípios. O evento foi realizado no plenário da Câmara Municipal. 

Na ocasião, Tom Lyra, foi recepcionado pelo prefeito da cidade, Aquiles Pereira de Sousa, conhecido popularmente como Aquiles da Areia, que na oportunidade,  agradeceu a parceria implementada pelo Governo do Tocantins junto aos municípios do estado e pelas ações estabelecidas por este para descentralizar o crescimento e apoiar a todos de maneira igualitária. 

De acordo com o secretário Tom Lyra, descentralizar o crescimento é fundamental para que todos os municípios melhorem a sua economia, e com isso consigam garantir melhores condições de vida a sua população, assim como anseia o governador Mauro Carlesse. "Atendendo as orientações do governador, temos visitado diversos municípios do Estado, o objetivo dessa ação é estreitar laços e prospectar projetos que contribuam para o desenvolvimento econômico e social de todos, queremos garantir a geração de emprego e renda para cada tocantinense, temos como égide do nosso trabalho, ser uma gestão municipalista, e isso só é possível quando se conhece de perto a realidade de cada um deles e contribuir com propostas que se adequem a necessidade destas cidades", concluiu.

Feira Ecosol

Aproveitando a oportunidade, o titular das pastas, conheceu de perto o Projeto Feira Ecosol. 

Por meio do projeto Ecosol, os produtores e artesãos da região estão tendo a oportunidade de valorização da agricultura familiar e de desenvolvimento da economia solidária, comercializando seus produtos diretamente com o consumidor. Na feira, o público encontra frutas, hortaliças, verduras, farinhas, pescado, grãos, artesanato e também uma praça de alimentação.

A feira Ecosol de Araguatins, atualmente tem 162 feirantes cadastrados, dentre agricultores e artesãos do município e dos assentamentos vizinhos.

Termos de Acordo 

Ainda no encontro, foram assinados tres acordos de cooperação, sendo o primeiro entre a Prefeitura de Araguatins e a Sics. O segundo entre a Sics e a Associação Comercial e Industrial de Araguatins (Aciat) e o terceiro foi celebrado entre a Ameto e a Prefeitura.

Dois deles  foram com a Indústria e Comércio, Sendo que o primeiro tem por objetivo consolidar a mútua cooperação entre os signatários, com foco nos seguintes pilares estratégicos: 

- Promover a integração entre os governos e setores produtivos com foco no Desenvolvimento Regional do Tocantins, buscando mapear as oportunidades e potencialidades locais;

- Contribuir e estimular o desenvolvimento local, com foco no apoio institucional;

- Ativar a rede de relacionamentos entre governo e os municípios em prol do crescimento econômico local e regional, por meio da estruturação dos grupos estratégicos nas 8 regiões econômicas com vistas à organização das demandas.

O segundo acordo firmado entre Sics e Aciat, tem como foco fortalecer a rede empresarial,  disseminar a cultura do associativismo e do cooperativismo, ativar o associativismo industrial, comercial e de serviços e impulsionar o desenvolvimento econômico regional.

Ameto

Com a agência de mineração, foi acordada a cooperação mútua para viabilizar ações conjuntas de fiscalização e monitoramento no que tange as atividades minerais do Estado do Tocantins.