Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Começa hoje às 20h a Mostra de exibição de filmes e debates - Cinemas e Confinamentos. O evento é gratuito e ocorre até o dia 26 de setembro. Participantes poderão se inscrever de forma virtual antes de cada sessão. 

Em sua noite de abertura, o evento exibirá o longa vencedor do Oscar de melhor história original, “Pânico nas Ruas", produção de 1950 dirigida pelo cineasta Elia Kazan. O filme conta a jornada do médico legista, Clinton Reed, que após descobrir que a causa principal da morte de um imigrante foi uma altamente contagiosa e letal febre pneumónica, busca lidar com a situação sem gerar pânico na sociedade.

O longa será exibido pelo site de teleconferências Zoom, para os participantes que se inscreveram gratuitamente na plataforma de eventos Sympla. A Mostra Cinemas e Confinamentos tem como objetivo promover o debate sobre as consequências do distanciamento social durante a pandemia, além de incentivar a realização de ações voltadas para o audiovisual em Palmas.

Serão exibidos 12 produções cinematográficas que abordam o confinamento sob o olhar de diferentes culturas, épocas e conflitos sociais. Após cada sessão dupla, serão realizados debates ministrados por palestrantes especialistas nas áreas do cinema, teatro, comunicação, educação, sociologia e filosofia.

A Mostra Cinemas e Confinamentos foi aprovada pela Lei Aldir Blanc e contemplada pelo Prêmio Emergencial do Tocantins - Audiovisual do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal - Ministério do Turismo - Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional da Cultura. O projeto foi idealizado pelo artista e produtor cultural Guilherme Delgado e pelo professor do curso de Licenciatura em Teatro na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Gustavo Henrique. Os ingressos poderão ser retirados gratuitamente através do link. 

Sinopse

Depois que o doutor Clint Reed (Richard Widmark) é convocado para supervisionar uma autópsia em um homem desconhecido, descobre que a causa da morte foi peste bubônica. Ao revelar sua descoberta ao prefeito e outras autoridades municipais, Reed é informado que tem 48 horas até que o público seja comunicado sobre a possível epidemia. Junto ao capitão Tom Warren e sua mulher, Nancy, o médico precisa correr contra o tempo para descobrir de onde veio o homem desconhecido.