Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: André Araújo

Foto: André Araújo

Em busca de promover a conscientização sobre a doação de órgãos e reduzir a fila de espera, que é bem maior que o número de doações, todos os anos é realizada a campanha Setembro Verde. O mês é escolhido, por ser, o dia 27 de setembro, o Dia Nacional do Doador de Órgãos. No Tocantins, a Central Estadual de Transplantes do Tocantins (CETTO), ligada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoverá ações relacionadas ao tema.

A CETTO é a responsável por coordenar, fiscalizar e regular todas as atividades do processo de doação e transplante no Estado. “Temos trabalhado para o aumento e efetivação das ações em doação, orientação e informação e, dessa forma, promovendo o fortalecimento dos serviços executados no Estado do Tocantins”, afirmou a enfermeira e coordenadora da Central, Marília Batista Ribeiro.

Dentre as ações previstas no Setembro Verde estão: curso acolhimento familiar e comunicação de más notícias (10/09); curso em processo de doação de órgãos e tecidos para transplante (18/09); decoração da CETTO e prédio do Anexo VII da SES, para as ações do Setembro Verde/2021 (20/09); ação com servidores do anexo VII, com distribuição de material educativo e lembranças (21/09); visita ao Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) parceiro nos processos de doação de  órgãos e tecidos (22/09).

“Além disso, teremos dia 22 de setembro uma live, em homenagem aos hospitais notificantes de morte encefálica, públicos e privados - Hospital Geral de Palmas, Hospital Regional de Araguaína, Hospital Unimed-Palmas, Hospital Palmas Medical - quando será entregue pela deputada Estadual Luana Ribeiro, selo ‘Por uma nova vida’”, destacou Marília.

Seguindo a programação, ainda haverá ação junto a todos os servidores da SES (23/09); visita ao Corpo de Bombeiros, também parceiro nos processos de doação de órgãos e tecidos (24/09); passeio ciclístico em Palmas (25/09); soltura de balões na Praça dos Girassóis (26/09) e para finalizar um café da manhã com os servidores da CETTO (27/09).