Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raiza Milhomem

Foto: Raiza Milhomem

Mais 16 médicos começaram a atuar na Atenção Primária de Palmas desde a última sexta-feira, 3. Os profissionais contratados pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus) realizam o atendimento à população nas Unidades de Saúde da Família (USFs) do Aureny II, José Lúcio de Carvalho (Lago Sul), José Hermes (setor Sul), Laurides Milhomem Aureny III), Liberdade, Morada do Sol, Santa Bárbara, Santa Fé, Taquari e Walter Pereira Morato (Taquaruçu).

A contratação se deu após o chamamento público de pessoas jurídicas para prestarem serviços médicos com as equipes da Estratégia de Saúde da Família, no âmbito da Atenção Primária à Saúde, realizado pela Semus ainda no mês de julho. A contratação tem validade de um ano, mas poderá ser prorrogada.  

Segundo o secretário executivo da Saúde, Daniel Borini, o objetivo dessas contratações é suprir as equipes que se encontram descobertas pela saída de antigos profissionais. “Também buscamos a fixação desses médicos junto às equipes das USFs, para que seja criado vínculo com a população e evitar a rotatividade devido à pandemia. Isso vai garantir um atendimento ampliado e com mais qualidade para a população”, afirma.  

Atenção Primária

A Semus ressalta que o credenciamento visa ao fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, que é considerada a base para um novo modelo assistencial de sistemas de saúde. Segundo o Ministério da Saúde, a Atenção Primária à Saúde pode ser capaz de resolver aproximadamente 85% das necessidades de saúde da população, pois os serviços oferecidos caracterizam-se por ser a porta de entrada preferencial do usuário no sistema de saúde, e são procurados regularmente cada vez que o paciente necessita de atenção em caso de adoecimento ou para acompanhamento rotineiro de sua saúde. (Secom Palmas)