As faixas fixadas pelo Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (SISEPE-TO) na manhã desta segunda-feira, 13, na Praça dos Girassóis em Palmas/TO, cobrando o pagamento das progressões e datas bases, foram removidas ainda pela parte da manhã. Segundo o sindicato, o governador mandou retirar as faixas que cobram o pagamento das datas e progressões, e faz parte da ação de mobilização do Sisepe iniciada em 16 de agosto de 2021.
Para o presidente do Sisepe, Cleiton Pinheiro, o governador retirou as faixas mas não dialogou com o sindicato que representa a categoria dos servidores públicos. “As nossas ações cobram do governador o pagamento dos direitos devidos. Até o momento, nenhuma resposta foi dada oficialmente ao Sisepe”, destacou o presidente.
De acordo com Cleiton Pinheiro, as ações devem continuar até que o Sisepe tenha uma resposta oficial do governador. "Vamos continuar cobrando os nossos direitos. O governador deve agir rápido quanto ao processamento das evoluções funcionais, determinando ao secretário da administração, para fornecer os relatórios necessários à comissão de gestão de enquadramento e evolução funcional para que esta possa publicar os atos de aptidão dos servidores que atenderam os requisitos para a evolução funcional horizontal e vertical, incluindo os servidores que concluíram o estágio probatório”, destacou.
Sobre as retiradas das faixas, Cleiton Pinheiro, ressaltou a estranheza da ação por parte do governador. “A praça é pública e estamos fazendo uma reivindicação legítima. As faixas em nenhum momento causaram impedimento do trânsito ou algum transtorno, diferente do que faz o governador, o mesmo coloca máquinas e até cercos que impedem a passagem de pessoas que andam pela praça”, explicou.