Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O atentado às Torres Gêmeas em Nova Iorque no dia 11 de setembro de 2001 completou duas décadas desde o ocorrido. Sendo um evento que moldou mudanças extremas entre a relação do Ocidente com o Oriente, despontando na Guerra do Iraque que trazem consequências até hoje, era inevitável que o tema fosse abordado por diversas mídias e retratado na arte. 

Desde então, inúmeras obras tentaram refletir o terror que aconteceu naquela manhã nova iorquina enquanto outras que eram produzidas na época como Friends e Homem-Aranha se esforçaram ao máximo para apagar as Torres de suas imagens tentando ignorar o atentado para que nenhum espectador remoesse ainda mais o terror que tinha acontecido.

Agora, vinte anos depois, com tantas mudanças e tempo para refletir, diversos filmes, séries e documentários complementam toda a história trazendo olhares peculiares muito valiosos para compreender todas as circunstâncias deste terrível atentado. Confira nossa seleção de obras e veja através da Sky Pré Pago.

Voo United 93

O verdadeiro significado de patriotismo muitas vezes é assustador e Voo United 93 traz o quão enormes são os sacrifícios para defender os valores de seu país. Apesar de ser lembrado por conta da destruição das Torres Gêmeas de Nova Iorque, o 11/09 também foi a data de outros atentados nos Estados Unidos com aviões caindo no Pentágono. 

O único avião sequestrado pelos terroristas ordenados por Osama Bin Laden foi justamente o do voo 93 da United Airlines. Apesar de ninguém de fato saber exatamente o que aconteceu, a caixa preta do avião ofereceu detalhes inacreditáveis sobre o percurso do voo. 

Dirigido por Paul Greengrass com os eventos se desdobrando quase em tempo real, o filme mostra como os passageiros e tripulação do voo perceberam que o avião havia sido sequestrado começando uma rebelião dentro da viagem para tentar reaver o controle da aeronave. 

Embora não tenham conseguido recuperar o avião, conseguiram impedir que os terroristas conseguissem jogar a aeronave em seu destino final: a Casa Branca ou o Capitólio em Washington evitando uma tragédia ainda maior. 

The Looming Tower

Depois de um bom tempo sem produções sobre o atentado, a Amazon Prime Video produziu a série The Looming Tower contando com o excelente Jeff Daniels no elenco visando homenagear os vinte anos do acontecimento. 

A série é thriller histórico que traz os bastidores das diversas falhas e disputas internas da CIA e do FBI que permitiram que os atentados acontecessem em 2001. Se prepare para um drama intenso com essa daqui.

11/09

Antes um documentário sobre os bombeiros de Nova Iorque, o destino traçou rumos completamente diferentes para o filme dos irmãos franceses Jules e Gedon Naudet. Em plena manhã de 11 de setembro de 2001, eles gravavam tranquilamente a rotina dos jovens bombeiros nova-iorquinos.

Até que um avião colidiu com uma das torres. Virando a câmera, eles capturaram o momento exato da colisão e todo o colapso de detritos, fumaça e pânico que se espalhou depois disso. 

O documentário acompanha a jornada intensa daquele dia caótico para o corpo de bombeiros e de todo o caos que aconteceu nas primeiras horas do atentado. Trata-se de uma das obras mais viscerais e impactantes já feitas até hoje no gênero. 

The Falling Man

Depois da colisão dos aviões nas Torres Gêmeas, muita gente ficou presa nos andares superiores aos que os aviões destruíram. Sem saída, sofrendo pelo calor intenso do incêndio e também da asfixia causada pela fumaça, cerca de duzentas pessoas se atiraram dos arranhas-céus em completo desespero. 

Uma das imagens mais marcantes do atentado é de um homem se atirando de uma altura extrema para tentar se salvar. O momento foi capturado pelo fotógrafo Richard Drew e logo se tornou capa de revistas e jornais ao redor do mundo. 

O documentário busca descobrir quem foi esse homem enquanto diversos outros parentes de pessoas que faleceram durante o atentado são entrevistados. Trata-se de uma grande homenagem que ajudou a aliviar o sentimento de luto de muitos familiares das vítimas. 

A Hora Mais Escura

A caçada a Osama Bin Laden foi uma das mais intensas já acontecidas na História. Finalmente encontrado e morto em 2011, não tardou até que Hollywood produzisse uma narrativa sobre esse acontecimento tão importante do século 21. 

Antes, o filme interpretado por Jessica Chastain se tratava do fracasso dos agentes da CIA em tentar encontrar o terrorista durante uma década considerada perdida nas investigações. Completamente reescrito depois da morte de Bin Laden, o filme traz um retrato intimista e perturbador sobre quais métodos foram usados para que os agentes americanos encontrassem o seu inimigo público número 1. 

Premiadíssimo, o longa conta a história da agente Maya que trabalha obsessivamente para encontrar Bin Laden desde o 11 de Setembro. Depois de anos de esforço, enfrentando questionamentos da agência, ela organiza a operação de captura e execução do terrorista. Porém, quase ninguém confia que ela realmente tenha conseguido localizar o homem mais procurado do mundo. 

Homeland

Não haveria Homeland sem o atentado de 11 de setembro. Os idealizadores também de uma série inspirada pelo atentado, 24 Horas, tornaram Homeland um verdadeiro fenômeno televisivo e muitíssimo premiada. 

Em sua primeira temporada, já apresenta um conceito ousado: um condecorado soldado americano retorna aos Estados Unidos depois de uma turnê na Guerra do Iraque. Mas para a agente da CIA, Carrie Mathison, esse homem pode ser um herói e também um criminoso. 

Correndo contra o tempo para provar a todos que o soldado na verdade agora é um agente duplo enviado por outra organização terrorista islâmica para causar um novo atentado, Carrie entra em rota de colisão de grandes chefes da CIA colocando em risco toda a sua reputação conquistada ao longo de vários anos de trabalho árduo.