Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira

O vice-governador Wanderlei Barbosa e a titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar, acompanharam o início dos jogos do campeonato de futebol amador dos povos indígenas, na Aldeia Canuanã, situada na Ilha do Bananal. Os jogos foram iniciados neste sábado, 18, e seguem até o domingo, 19. 

Bola em campo e um grande momento de integração cultural. De acordo com o cacique da Aldeia Canuanã, Tehybi Javaé, os jogos de futebol amador fazem parte da história dos povos indígenas tocantinenses. "Há muitas décadas é realizado o campeonato, que reúne times do Tocantins e do Mato Grosso. Nós também participamos dos jogos que acontecem em outras aldeias", ressaltou. 

Os jogos encabeçados pelo povo Javaé são divididos em duas partidas de 10 minutos e, neste ano, conta com a participação de 31 times. Desses, dois são do Mato Grosso e um do povo branco. Homens e mulheres entram em campo em busca do título de campeões. 

As competições esportivas ocorrem em duas ocasiões distintas, em 19 de abril, data em que é lembrado o Dia dos Povos Indígenas e em 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil. "Neste ano, tivemos que adiar os jogos, mas reorganizamos e estamos fazendo neste final de semana. Não estão todos os povos como antigamente, mas já tem muita gente", explicou Tehybi Javé. 

O vice-governador Wanderlei Barbosa destacou que a valorização do esporte é uma das bandeiras da gestão. "O futebol é uma paixão de todos os tocantinenses, de todos os brasileiros. O campeonato dos nossos parentes indígenas é um exemplo disso. Por isso, nós incentivamos e investimos no esporte, pois é um meio de formarmos cidadãos", ressaltou. 

Na ocasião, a titular da Seduc, Adriana Aguiar, também fez questão de visitar a Escola Indígena Tainã - Aldeia Canuanã, que atende 162 estudantes. Ela lembrou que atualmente o Estado conta com 92 escolas indígenas e 34 extensões e que tem trabalhado para garantir um ensino de qualidade para todos os tocantinenses. 

"Essa unidade de ensino já é referência para a comunidade e com a ampla reforma pela qual ela vai passar se tornará ainda mais. Hoje, por exemplo, ela é ponto de apoio para a realização dos jogos, seguindo a orientação do governador Mauro Carlesse, de ter os espaços de ensino disponíveis para a comunidade, a serviço da formação integral dos estudantes", pontuou Adriana Aguiar. 

Mais de 30 times estão inscritos para participar das competições que contam com partidas de 10 minutos  (Foto:Marcio Vieira)