Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Carlessandro Souza

Foto: Carlessandro Souza

Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) alerta os municípios sobre o início do Censo Suas, divulga seu calendário e orienta sobre preenchimento do documento e sua importância.  A coleta de dados é realizada por meio de um formulário eletrônico, preenchido pelas equipes da Política de Assistência Social.

Os questionários estarão abertos para preenchimento a partir desta segunda-feira, 20, conforme datas a seguir:

Calendário

Para os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Convivência, o Censo Suas tem início dia 20 de setembro e o prazo para responder os questionários encerra no dia 19 de novembro.

A assistente social do setor de Proteção Básica da Setas, Sueli Abreu, informa que as orientações  sobre o preenchimento  do Censo, nos CRAS e Centros de Convivência, serão dadas em reunião virtual, por meio da plataforma google meet, nos dias 21 e 23 de setembro. “As inscrições para participar das reuniões podem ser feitas a partir de terça-feira, 14 até quinta-feira, 16. Também serão encaminhados ofícios com orientações aos prefeitos e secretários, bem como informações a respeito das reuniões nos grupos de whatssap”, informa.

Para os Centros de Referências Especiais de Assistência Social (CREAS, municipais e regionais), Centros POP e Centros DIA e similares, o censo inicia no dia 27 de setembro e termina em 26 de novembro.

Já nas Unidades de Acolhimento ( municipal e estadual), Famílias Acolhedoras e Postos de Cadastramento do Cadastro Único, o censo tem início em 11 de outubro e o  prazo para preenchimento dos formulários termina em 10 de dezembro. “Nos Postos de Cadastramento do Cadastro Únicoo, as orientações também serão feitas via ofício e com mobilização nos grupos de WhatsApp, entre os dias 6 e 8 de outubro. As reuniões para orientação serão realizadas via internet”, afirma a coordenadora estadual do Cadastro Único e Bolsa Família no Tocantins, Carmem Vendramini.

Para os Fundos de Assistência (municipal e estadual), as gestões (municipais e estaduais) e os Conselhos (municipais e estaduais), o Censo Suas está previsto para os dias 18 de outubro e 10 de dezembro.

Há ainda um período aberto para ratificação de todos os questionários, entre os dias 13 e 17 de dezembro.  

A técnica do Setor de Vigilância Socioassistencial da Setas, Francisca Castanheira, alerta que “o não preenchimento dos questionários do Censo Suas pode resultar em bloqueio dos recursos transferidos pelo governo Federal ao Fundo Municipal de Assistência Social”.

Censo Suas

O censo é realizado anualmente, com objetivo de produzir informações sobre as estruturas físicas e de gestão, os recursos humanos e a oferta de serviços e benefícios, propiciada pelos diferentes equipamentos de assistência social presentes no Brasil.

E Informa que, há um manual de instruções, criado para auxiliar no preenchimento do questionário, disponível no endereço: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagirmps/censocidadania.

“O questionário não pode ser preenchido direto no sistema, deve ser feito no formato impresso e enviado para a inserção das informações no sistema eletrônico, seguindo as instruções do manual”, recomenda.

“O manual, explica cada questão, detalhadamente, de forma a esclarecer possíveis dúvidas em relação às questões propostas, às possibilidades de resposta e à forma adequada de preenchimento”, informa.

Mais orientações

Recomenda-se que os preenchimentos dos questionários impressos do Censo Suas sejam realizados pelos diretores ou coordenadores das áreas, de acordo com o assunto tratado.

É importante que, após a digitação do questionário no sistema, o responsável imprima o documento gerado em PDF pelo sistema. Os valores contidos no PDF são a garantia de que os dados informados foram corretamente gravados na base de dados.

O responsável deve ainda, conferir cuidadosamente as respostas através do PDF gerado, a partir das suas respostas e guardar o referido documento, pois não serão aceitas reclamações dos municípios que não possuam o PDF gerado pelo sistema.