Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Joeldino Gomes

Foto: Joeldino Gomes

A Prefeitura de Porto Nacional realizou nessa quarta-feira, 22, a terceira audiência pública para apresentar e discutir o Plano Plurianual (PPA), por meio do qual são definidos o orçamento e as políticas públicas a serem realizadas no município nos próximos anos (2022/2025). O encontro aconteceu no CMEI Dr. Osvaldo Aires da Silva, no distrito de Nova Pinheirópolis e teve transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da prefeitura, de modo que a população pudesse acompanhar em tempo real pela internet.

A audiência assim como as anteriores foi aberta ao público, lembrando que o cidadão também pode participar de forma remota pelo site da Prefeitura, onde o mesmo tem acesso a um formulário (http://ppa.porto-acional.to.gov.br/) que após preenchido deve ser enviado com suas sugestões. Ademais, é disponibilizado um QR-CODE na tela que dá acesso direto ao formulário online para que o cidadão aponte o que espera de melhorias e possa opinar na construção do PPA.

Os eixos discutidos durante o terceiro encontro foram: desenvolvimento social e humanização; desenvolvimento produtivo; gestão e governança participativa; desenvolvimento urbano e sustentabilidade. A secretária municipal de planejamento, Neylisania Carneiro, apresentou ações desenvolvidas pela gestão municipal durante esses nove meses que se passaram, e pontuou outras que estão sendo planejadas.

O vice-prefeito Joaquim do Luzimangues representou o prefeito Ronivon Maciel que não pôde comparecer ao encontro por motivo de cumprimento de agenda em Brasília. Joaquim falou sobre a importância de construir uma gestão participativa, ouvindo os moradores de cada região. “A participação popular é muito positiva, eu, enquanto vice-prefeito e morador de um distrito, entendo a relevância de encontros propositivos como esse”, declarou.

A moradora do distrito de Nova Pinheirópolis Diana Melquíades, que é agente comunitária e integrante da Associação de Moradores, representou a comunidade apresentando as demandas de Pinheirópolis e também as problemáticas que atingem o distrito da Escola Brasil. Diana parabenizou a gestão por realizar esse encontro com a comunidade, algo que segundo ela é um gesto de comprometimento com a população.

“Esse é o momento de termos a oportunidade de estarmos apontando nossas demandas para a gestão, para pessoas preocupadas que têm conhecimento de causa para resolvê-las. Passamos por dificuldades por vivermos mais isolados da região central, então, momentos como esse são de suma importância para a população”, pontuou Diana.

Juliano Pantaleão, professor e empresário do município, participou do encontro e enfatizou que acredita muito no modelo de gestão que o prefeito Ronivon Maciel tem adotado, uma gestão participativa e colaborativa onde a população tem voz”, frisou.

A comunidade participou em grande número da audiência pública, lembrando que foram tomadas todas as medidas de biossegurança. Além do distanciamento entre os presentes e do uso obrigatório de máscara, foi disponibilizado álcool em gel para a utilização de todos. A próxima audiência pública que finalizará os encontros será na câmara de vereadores em Porto Nacional, dia 30/09. 

Presenças 

A audiência foi aberta ao público e contou com a participação dos vereadores e secretários municipais.