Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Com a remoção da ponte da Avenida Cônego João Lima, no Centro, para a passagem do canal de drenagem da Via Norte, a equipe da UGP (Unidade de Gerenciamento de Projeto) do Águas de Araguaína alerta para o risco de pedestres que insistem em passar pelo canteiro de obras.

“Não é recomendável que atravessar pelo canteiro de obras, sobretudo pelo não-uso de EPI (equipamentos de proteção individual), pois há risco de acidente com as máquinas pesadas que transitam no local, risco de choque elétrico, queda de materiais e também o risco de quedas por instabilidade do terreno”, explicou a gerente social da UGP, Nathalia Alencar.

Para prevenir os riscos, no acesso ao local foram implantadas telas e placas de advertência. “A prevenção é a atitude mais recomendada. Pedimos aos moradores daquela região e demais pedestres que respeitem a sinalização no local”, ressalta Simone Maciel, engenheira ambiental da Cobrape (Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos), empresa responsável pela supervisão do Águas de Araguaína.

A obra da ponte foi iniciada no último dia 4 de setembro. A previsão para liberação total da via, de acordo com a construtora responsável pela execução das obras, é para o mês de outubro.

Águas de Araguaína

O desenvolvimento sustentável, com investimento em infraestrutura aliado à preservação das nascentes é o objetivo do Projeto Águas de Araguaína. O projeto é executado com financiamento obtido por meio do Banco de Desenvolvimento da América Latina – Corporação Andina de Fomento (CAF).

A canalização evitará a degradação dos recursos hídricos disponíveis nos córregos Canindé e Neblina, principais afluentes da bacia do Lontra, consequentemente colaborando para a despoluição do Lago Azul.

Além da implantação da Via Norte, que ligará o centro da cidade a 14 bairros, o Projeto contempla uma série de obras nos bairros, a criação de bacias de detenção da água das chuvas, e a implantação de vários pontos de área verde, totalizando um investimento de mais de R$ 350 milhões.