Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Luiz de Castro

Os cidadãos que residem na região do extremo norte do Tocantins, também conhecida como Bico do Papagaio, acabam de ganhar mais três importantes instrumentos de acesso à cidadania. Trata-se das inaugurações das novas sedes dos núcleos de identificação das cidades de Palmeiras do Tocantins, São Bento e Carrasco Bonito.

Fruto de parcerias firmadas entre a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO) e as Prefeituras Municipais, por meio de assinaturas de termos de cooperação, as recém-criadas e instaladas unidades do Instituto de Identificação no interior do Estado foram entregues às populações locais, pelo Governo do Tocantins, por meio da SSP, em solenidades realizadas nessa quinta-feira, 23.

As inaugurações ocorreram na parte da manhã, em Palmeiras do Tocantins, e à tarde nas cidades de São Bento e também Carrasco Bonito. Na ocasião, o vice-governador do Estado, Wanderley Barbosa, acompanhado pelo secretário de estado da Segurança Pública, Cristiano Sampaio e também pela delegada-geral da Polícia Civil, Raimunda Bezerra de Souza, e a diretora do Instituto de Identificação, Naídes César Silva, deputados estaduais, os prefeitos das referidas cidades e demais autoridades descerraram as placas de inauguração dos três novos núcleos.

Núcleo número 69 – Palmeiras do Tocantins

A primeira unidade de identificação inaugurada e entregue aos munícipes foi a de número 69 e fica localizada em Palmeiras do Tocantins, cidade que conta com uma população aproximada de 6.830 habitantes, distante 483 km de Palmas. O espaço conta com novo mobiliário, e servidores capacitados para realizar o serviço de emissão de carteira de identidade, atestado de antecedentes criminais, bem como funciona como uma central de atendimento da Polícia Civil para o registro de Boletins de Ocorrências.

Ao comentar a entrega no novo núcleo de identificação na cidade, o secretário Cristiano Sampaio destacou o esforço e a dedicação que o governo do estado e a Secretaria da Segurança Pública vêm desempenhando a fim de descentralizar o atendimento do Instituto de Identificação para que os serviços de emissão de RGs, cheguem a todos os moradores do estado. “A entrega desse novo atenderá as demandas da população que precisa retirar seu RG, uma vez que se trata de um documento de fundamental importância e que garante o acesso a serviços essenciais como carteira de vacinação, matrícula escolar, além de assegurar o acesso a diversos outros benefícios sociais”, ponderou Sampaio.

Primeira a ser atendida no novo núcleo, a estudante Ana Beatriz Abreu, de 13 anos, comemorou o fato de poder retirar sua carteira de identidade sem ter que precisar ir até outra cidade. "Estou muito feliz, pois com a chegada do núcleo aqui em Palmeiras, poderei fazer meu RG com mais tranquilidade e conforto”, disse a adolescente.

A mãe da jovem, a dona de casa, Joana Abreu, ressaltou que a inauguração representa um passo fundamental para que a população em geral tenha mais acesso ao documento. “Quero parabenizar ao governo do estado e também a Segurança pública pela iniciativa de trazer esse importante serviço para a nossa cidade, pois benefícios como este são de grande importância, sobretudo, para as pessoas mais carentes”, ponderou a dona de casa.

Ao fazer uso da palavra, o prefeito municipal Júnior Noleto parabenizou a gestão do governador Mauro Carlesse e também ao secretário da SSP, Cristiano pela implantação do novo núcleo de identificação de Palmeiras. “Um desejo antigo da comunidade local se materializa nesta data com a entrega das novas instalações desse importante espaço que garante cidadania a toda a população. Os serviços de emissão de carteiras de identidade e atestado de antecedentes criminais, que passam a ser ofertados nesse novo espaço recém-inaugurado, têm por objetivo apoiar o cidadão em suas necessidades básicas, e diante disso, somos gratos”, frisou o gestor municipal. 

Entrega do núcleo de número 70 – São Bento do Tocantins

Dando continuidade às inaugurações, no início da tarde, o Secretário Cristiano, juntamente com o Vice-Governador Wanderley Barbosa e toda a equipe da SSP chegaram à cidade de São Bento do Tocantins. Localizada a uma distância de 583 km de Palmas, a cidade de cerca de 5.500 habitantes foi contemplada com a instalação do núcleo de identificação de número 70, que passa a funcionar na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O novo ambiente é dotado com novo mobiliário e conta com uma equipe treinada e capacitada para atender a população que necessite ir até o local a fim de providenciar a retirada de seu documento de identidade ou atestado de antecedentes criminais. 

A inauguração do novo núcleo contou com as presenças do deputado estadual, Fabion Gomes, autoridades civis e militares e população em geral. Ao fazer uso da palavra, o vice-governador do estado enfatizou a importância dos novos núcleos. “O acesso ao documento de identidade é condição básica para o exercício da plena cidadania e, com as inaugurações desses novos núcleos, o governo do Estado assegura aos cidadãos de Palmeiras, São Bento e Carrasco Bonito, condições para ter acesso a todos os serviços e benefícios que são ofertados pelo RG. Essa é a marca da gestão municipalista do governador Mauro Carlesse”, disse.

Núcleo 71 – Carrasco Bonito

Já no final da tarde, as autoridades estiveram na cidade de Carrasco Bonito, onde desceram a placa de inauguração do núcleo de identificação de número 71. Com uma população estimada em 4165 pessoas e distante 649 km de Palmas, a cidade agora também conta com um espaço destinado a emissão do documento de identidade e antecedentes criminais que era muito aguardado pela população local, já que o município é um dos mais distantes de Palmas, localizando-se a quase 700 km da Capital.

O novo núcleo de identificação da cidade está localizado no prédio da prefeitura municipal. A sala que abriga as novas instalações foi totalmente reformada e equipada com novo mobiliário a fim de abrigar o novo espaço de cidadania.

Também presente aos eventos realizados no estremo norte do estado, o delegada-geral de polícia civil, Raimunda Bezerra, ressaltou a importância das inaugurações dos três núcleos de identificação. “Trata-se de mais uma grade conquista da população que reside em Palmeiras, São Bento e Carrasco Bonito, uma vez que documentos como a carteira de identidade e o atestado de antecedentes criminais poderá ser solicitado no próprio município, eliminado a necessidade de se percorrer longas distâncias indo para outros municípios como Araguatins, por exemplo”, explicou a delegada-geral.

Para a diretora do Instituto de identificação, Naídes César Silva, as entregas dos três núcleos representam o esforço do governo do estado e da Secretaria da Segurança Pública, por meio do Instituto de identificação em promover o acesso aos serviços básicos como a possibilidade de poder solicitar seu documento de identidade no próprio município em que reside.

“O governo do Tocantins quer facilitar a vida do cidadão que precisa emitir sua carteira de identidade, e, pensando nisso, a população das cidades de Palmeiras, São Bento e Carrasco Bonito não mais terá que se deslocar a centros maiores a fim de ter acesso a um documento tão importante e necessário como é o RG”, ponderou Naídes.