Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

A presidente do PSDB do Tocantins e prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, declarou nesse sábado, 25, o seu voto em João Doria nas prévias do PSDB. “É uma honra imensa recebê-lo em Palmas. Você já esteve aqui como Prefeito, volta como Governador e quero vê-lo aqui muito em breve como candidato à Presidente. E tenho convicção que voltará aqui como presidente eleito da República do Brasil”, afirmou Cinthia, sendo aplaudida na sequência.  

“Quem olha nos olhos das mulheres não tem medo da verdade. No nosso governo as mulheres, os negros, a diversidade, todos os segmentos terão assento garantido e voz ativa”, disse João Doria para a plateia lotada. Atualmente, 64% dos cargos de comando do Governo de São Paulo são ocupados por mulheres. Doria afirmou que, caso vença as prévias, pretende ter como vice uma mulher na disputa presidencial. 

O evento pelas prévias do partido aconteceu no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em Palmas. O PSDB escolherá no dia 21 de novembro, através do voto, quem a legenda indicará para disputar à Presidência da República em 2022. 

A primeira a subir ao palco e abrir os discursos foi Cida Roseno, líder comunitária e membro do PSDB Mulher. “Quero agradecer Doria, nosso governador e futuro presidente. Precisamos fortalecer o partido e nos unir para eleger mulheres”, disse ela. “É preciso fazer política pública de verdade para atender as comunidades e os mais pobres”. 

Nélio Lopes, presidente do Tucanafro, falou na sequência. “Vossa excelência honra a negritude nesse país”, disse ele. “O senhor comprou 230 mil livros étnicos-raciais e colocou nas escolas públicas de São Paulo. Atitudes como essas honram os nossos ideais.” 

O presidente do Tucanafro do Tocantins citou ainda a construção do Museu da Favela, projeto em curso na capital paulista: “um projeto como esse me orgulha. Na escola, a menina que mora na favela vai até a biblioteca e vê um livro que diz ‘princesas negras’. E se sente representada. Ela olha e pensa: ‘eu tô aqui. Eu posso vencer. Eu posso ser alguém’”, afirmou Nélio. 

Já o vereador Juscelino Rodrigues, experiente, com sete mandatos, dirigiu-se a Doria: “faço política com amor, faço política por convicção e vejo essa convicção no senhor. E o senhor pode contar comigo”, afirmou. 

Vacina e Pandemia

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, lembrou ainda o enfrentamento a mais grave crise sanitária do país e a busca por vacinas. 

“O negacionismo passou longe de Palmas. Somos a terceira capital do Brasil que melhor combate a pandemia, que melhor aplica a vacina. E hoje temos orgulho de receber aqui um homem dinâmico e corajoso que entendeu desde o início a importância de uma vacina, a importância da ciência. Temos uma dívida de gratidão com você e graças a você temos a Coronavac, que salvou milhões de brasileiros”, disse ela. O Governador paulista investiu, junto ao Instituto Butantan, na compra e aplicação da primeira vacina do Brasil, em janeiro de 2021. 

Imprensa

Antes do evento com correligionários e militantes, o governador de São Paulo concedeu entrevista coletiva na sede do partido em Tocantins. Ao responder questionamentos de jornalistas, reafirmou sua preocupação com a educação e elencou como prioridade: “Só mudaremos o Brasil investindo na educação dos brasileiros e dos filhos dos brasileiros”, afirmou o tucano que implantou 778 novas escolas de tempo integral em seu estado, somando assim 1.855 unidades em que os estudantes frequentam durante 7 horas por dia. 

Ainda para a imprensa, o governador paulista falou sobre a importância na retomada econômica pós-pandemia e incentivo ao turismo. “O Jalapão é um patrimônio do Tocantins e do Brasil. E temos que incentivar o turismo como gerador de emprego e renda". O parque estadual do Jalapão, principal atração turística do Estado, passa por um processo de concessão à iniciativa privada. 

Viagens

Após visitar Palmas a convite do PSDB, João Doria retorna a São Paulo na noite deste sábado.

O governador já esteve no Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Pará, Amazonas, Mato Grosso, Tocantins e no Distrito Federal.