Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Marcelo Casal Jr

Foto: Marcelo Casal Jr

A região Norte do Brasil registrou alta no faturamento do e-commerce de 14,97%, ao comparar o mês de agosto deste ano com o de 2020. Usando a mesma base de comparação, as vendas do setor tiveram ascensão de 20,71%. Os dados são do índice MCC-ENET, levantamento desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).

Observando o mesmo período comparativo, ao considerar o faturamento regional, o Norte ficou em último lugar, mesmo com o resultado positivo. A configuração ficou da seguinte forma: Sul (25,3%); Centro-Oeste (23,96%); Sudeste (19,41%); e Nordeste (17,22%).

"Em 2020, tivemos um longo período de confinamento com comércios físicos fechados, alavancando as vendas pelo comércio eletrônico. Crescer de forma expressiva sobre esta base de referência, agora com o comércio físico quase em operação de normalidade é um sinal de que as vendas remotas chegaram a um novo patamar na preferência do consumidor brasileiro", afirma Gastão Mattos, responsável pela Divisão de Varejo Online da camara-e.net.

Vendas online no Norte

Na métrica de vendas por e-commerce, considerando a comparação entre agosto e julho, o Norte registrou alta de 5,46% e, nesse caso, ficou na liderança por região. Na sequência, apareceram: Sul (3,73%); Centro-Oeste (1,75%); Sudeste (1,72%); e Nordeste (-2,68%).

No acumulado, por região, a configuração ficou da seguinte forma: Centro-Oeste (35,42%); Nordeste (31,58%); Norte (29,85%); Sul (22,67%) e Sudeste (11,18%).

Faturamento do Norte

Na comparação regional, observando os dados do faturamento na comparação entre agosto e julho, o Norte teve alta de 7,10%, ocupando o primeiro lugar novamente. Na sequência ficaram: Sul (4,42%); Centro-Oeste (4,16%); Sudeste (3,15%); e Nordeste (−1,65%).

No acumulado do ano, os dados foram: Centro-Oeste (40,80%); Nordeste (38,51%); Sul (34,46%); Norte (31,27%); e Sudeste (20,75%).

Metodologia do MCC-ENET

Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, o Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.

O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação mensal do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.

Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pelo Compre & Confie.

Confira o estudo completo no link: https://www.mccenet.com.br/