As compras praticadas pela internet seguem em crescimento na região Norte em 2021. O setor registrou alta de 61,13% no faturamento no ano passado. Seguindo o mesmo período, as vendas também expandiram em 56,16%. Os dados são do índice MCC-ENET, levantamento desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).
Ao observar o índice de faturamento por região, considerando o ano de 2021, o Norte ficou em segundo lugar, atrás somente do Centro-Oeste (67,73%). As demais regiões tiveram o seguinte desempenho: Sul (57,97%); Nordeste (56,91%); e Sudeste (41,65%).
“O forte crescimento das vendas online em 2021 revela um novo hábito do consumo, com migração de compras para a internet. No ano passado, não tivemos períodos críticos de confinamento e quarentena como em 2020, e mesmo assim, os consumidores adotaram em maior proporção, as compras remotas”, afirma Gastão Mattos, responsável pela Divisão de Varejo Online da camara-e.net.
Vendas online no Norte
As vendas praticadas pela internet, ao comparar os meses de dezembro (2021 e 2020), o Norte teve alta de 32,70%. Já na relação entre dezembro e novembro, variou negativamente em (-34,03%).
Ao observar os dados por região, usando a base comparativa de dezembro (2021 e 2020), o Norte ficou na liderança, na sequência: Centro-Oeste (26,55%); Nordeste (23,69%); Sul (15,24%); e Sudeste (11,99%).
Faturamento do Norte
Quando a comparação do faturamento do e-commerce no Norte é entre dezembro de 2021 com o mesmo mês do ano anterior, a expansão foi de 25%. Porém, ao analisar dezembro ante novembro, teve queda de (-42,65%).
Na composição regional, usando a base comparativa de dezembro (2021 frente 2020), o Norte ficou em segundo lugar, atrás somente do Centro-Oeste 27,68%. As demais regiões tiveram o seguinte desempenho: Sul (21,87%); Nordeste (20,03%); Sudeste (12,82%).
Metodologia do MCC-ENET
Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, o Neotrust |Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.
O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação mensal do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.
Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pelo Neotrust | Compre & Confie. (Insight Comunicação)