Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

A formatação de políticas públicas e a união das entidades representativas do trade turístico, poder público e da sociedade civil organizada com foco no fortalecimento do turismo da cidade de Lavandeira, foi pauta de uma reunião que discutiu a importância da implantação do Conselho Municipal de Turismo da cidade localizada na região de Serras Gerais, a 500 km de Palmas. 

Com o apoio da Adetuc, a criação do Conselho Municipal de Turismo tem como objetivo integrar os entes representativos do turismo de Lavandeira para os elaborar e implementar ações que visam consolidar a atividade turística, impulsionando a geração de emprego e renda, por meio da atividade econômica oriunda do turismo e a valorização cultural e social, além da atenção ao meio ambiente. 

Durante o encontro, realizado na Câmara Municipal de Lavanderia, nessa terça-feira, 28, a gerente de Produtos Turísticos da Adetuc, Kleiryanne Aguiar, apresentou a regulamentação para implantação do Conselho e também orientou sobre os avanços possíveis na promoção e a estruturação do turismo, por meio das discussões e do desenvolvimento de propostas elaboradas pela instância. A reunião foi acompanhada por técnicos da Superintendente de Operações Turísticas e Projetos Estratégicos. 

Para a empresária do ramo de alimentos, Cristiane Ferreira Fagundes, as ações da Adetuc no município ampliaram as possibilidades de desenvolver o turismo e a cultura no município. "Podemos ter um conhecimento maior sobre a atuação do conselho e a sua representatividade na criação de uma estratégia eficaz para o desenvolvimento do turismo e Lavandeira e também de toda a região das Serras Gerais'', afirma Cristiane.  

Já o empresário Rodrigues de Sousa destacou que a Adetuc tem sido fundamental no apoio aos municípios e a todo o  trade turístico. "A Adetuc é um órgão de muita importância e tem dado esse destaque para as Serras Gerais. Para nós é um motivo de muita alegria receber o apoio do Governo do Estado, pois isso irá colaborar para o desenvolvimento do nosso turismo, cultura, da nossa economia e do meio ambiente", ressalta. 

A secretária municipal de turismo de Lavandeira, Conceição das Dores Pereira da Silva, revela que a passagem da equipe da Adetuc no município possibilitou uma troca de experiências que abriram os horizontes da gestão municipal e dos empresários. "Conseguimos adquirir muito conhecimento que agora será implantado no nosso município. Esse auxílio do Governo do Estado, por meio da Adetuc, vai ajudar a nossa cidade e criar projetos que irão garantir mais emprego e renda por meio do turismo e da cultura", declarou. 

Ao abordar a relevância da criação dos conselhos de turismo, o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, ressaltou a proximidade do Governo do Estado com os municípios e a elaboração de estratégias de fomento ao turismo e cultura. "Com a realização do Avança Tocantins na Região de Serras Gerais e a continuidade no processo de inventariação turística de todo o Estado, temos buscado fortalecer a atuação do Governo do Tocantins no atendimento das demandas do turismo e também promover políticas públicas que atendam as necessidades dos municípios. Nesse sentido, a criação dos conselhos e a integração do poder público e privado e de todas as entidades representativas formularão ações eficazes para que o turismo seja a mola propulsora do desenvolvimento do Tocantins", completou.