Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Pequenos produtores do PA Veredão, zona rural de Palmas, estão sendo atendidos nesta quinta-feira, 7, pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) com serviço de preparo de solo para plantio 100% gratuito. Na última semana, foram concluídas solicitações nas comunidades Serra de Taquaruçu e Astrovale.

A pasta está disponibilizando preparo de solo com quatro tratores agrícolas equipados com grade aradora para pequenos produtores. O serviço garante preparo ao equivalente a um hectare de área por propriedade, segundo explica o diretor Operacional de Máquinas Agrícolas da Seder, Fernando Aires Castelo Branco Rodrigues. Ainda neste mês estão previstos mais atendimentos nas regiões dos povoados Nova aliança, PA Entre Rios e PA Sítio.

No preparo é feito gradeamento e remoção de mato para liberar o solo para o plantio por ocasião das primeiras chuvas. Algumas das culturas beneficiadas com esse atendimento são milho, mandioca, feijão e abóbora.

Por ano, até 700 atendimentos chegam a ser realizados. O pequeno produtor que ainda não solicitou o serviço pode se dirigir à sede da Seder (Qd ASR-SE 115, Av. LO-27 esquina com NS-10, ao lado do Terminal Rodoviário de Palmas) munido de documentos pessoais e da propriedade para solicitar cadastro e lá ele será auxiliado para elaboração de projeto produtivo.

Não há cobrança de qualquer contrapartida pela oferta do serviço de preparação de solo. Basta comprovação de produção da pequena propriedade. (Secom Palmas)