Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Dezenove empresas da Capital já receberam os certificados de renovação do uso do selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) em 2022. Os certificados são concedidos pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), e asseguram a qualidade alimentar dos produtos de origem animal e artesanais produzidos e comercializados no Município. Segundo a Seder, outras seis empresas estão em processo de liberação e renovação da certificação.

As equipes da Seder realizam inspeções de rotinas nas empresas que possuem o selo que atuam e comercializam produtos dos segmentos de manipulados, industrializados e inspecionados como indústria de embutidos, laticínios, defumados, carne maturada, carne de sol, espetinhos, leite e seus derivados, embalagem de ovos, extração de mel. A renovação deve ocorrer anualmente com comprovação de exigências como alvará de funcionamento atualizado, exames médicos dos funcionários, controle de vetores.

O empresário Willia Araújo Feitosa administra uma empresa de fatiamento de frios com sede na Arno 33 (307 Norte). Além de seus fornecedores, ele vê no selo uma garantia de qualidade de seus produtos. “O selo é algo importante para validar nosso produto, nosso processo de trabalho. O mercado exige que você tenha tudo organizado, legalizado. Para o cliente e para nós é uma segurança, com certeza.”

O gerente de Inspeção Municipal da Seder, Guilherme Vaz Burns, lembra que o selo traz benefícios tanto para o produtor ou empresário, quanto para os consumidores. "O objetivo principal do selo é proporcionar segurança alimentar e nutricional para a população. As empresas que seguem as normativas adequadas para a comercialização dos produtos passam mais confiança no momento da finalização das compras’’, lembra.

Como solicitar o SIM?

Para obtenção do selo SIM é necessário comparecer à Seder (Qd ASR-SE 115, Av. LO-27 esquina com NS-10, ao lado do Terminal Rodoviário de Palmas) das 13 às 19 horas, de segunda sexta-feira, fazer o preenchimento de um formulário e se inteirar de documentos e etapas abaixo descritas:

- Requerimento de visita inicial;

- Cadastro de proprietários (nome, CPF, estado civil);

- Dados da empresa, contrato social (MEI, EIRELLI.);

- Cadastro do responsável técnico (RT);

- Alvará de funcionamento; planta baixa com corte e memorial descritivo;

- Planta baixa com fluxograma de trabalho e funcionamento com relação de maquinários que vai usar na indústria e produtos (com rótulos);

- Manual de boas práticas de fabricação;

- Relação de produtos;

- Rotulagem.

Após a aprovação do rótulo e cumprimento das exigências requeridas, é realizada uma solicitação de visita de liberação, onde será feita a vistoria final e liberação para funcionamento com o Selo SIM.