Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Regiane Rocha

Foto: Regiane Rocha

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), já atendeu 450 famílias de agricultores, auxiliando no preparo do solo desde o começo do ano agrícola, iniciado em setembro de 2021, em aproximadamente 450 hectares de terra. Entretanto, a expectativa é que 1200 famílias sejam atendidas.

Para fortalecer o setor, a Seder oferece a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) ao agricultor familiar de Palmas, com atendimento em agricultura, horticultura, fruticultura, avicultura, bovinocultura de leite e corte, piscicultura e irrigação, além de possibilitar uma maior qualidade de vida para seus assistidos. Só no ano de 2021, 1309 atendimentos do tipo foram realizados.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Major Negreiros, os agricultores familiares têm um papel muito importante no desenvolvimento de Palmas. “Nossa missão é levar serviços que facilitem seu trabalho, que cheguem até eles no momento certo e que isso retorne como melhor qualidade de vida aos produtores e alimento de qualidade aos consumidores de Palmas”, afirmou ele.

Quem pode receber essa assistência

Segundo a Lei 11.326/06, é considerado agricultor familiar o cidadão que exerce atividades no meio rural e que atenda os seguintes pré-requisitos: não detenha, a qualquer título, área maior do que quatro módulos fiscais (em Palmas um módulo fiscal corresponde a 80 hectares); utilize predominantemente mão de obra da própria família nas atividades econômicas do estabelecimento ou empreendimento; tenha percentual mínimo da renda familiar originada de atividades econômicas do estabelecimento ou empreendimento, na forma definida pelo Poder Executivo; e dirija o estabelecimento ou empreendimento com a família.

Como receber essa assistência

Os produtores interessados devem se dirigir à Seder na ASR-SE 115 (1112 Sul), Avenida LO-27, esquina com NS-10, próximo à rodoviária ou entrar em contato via telefone, de segunda à sexta, das 13 às 19 horas.

Caso o produtor se encaixe no perfil, um projeto será elaborado de acordo com a cultura ou espécie animal que deseja implantar, a partir dele, será possível uma análise - custeada parcialmente pela Seder e, então, o preparo de acordo com a recomendação técnica.