Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Lia Mara

Foto: Lia Mara

De janeiro a agosto de 2021, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) recolheu 47.100 m³ de entulho de áreas verdes e logradouros públicos. Este volume corresponde a carga de cerca de 3.925 caminhões de 12 m³. Todo este montante inclui desde lixo doméstico até móveis inservíveis, restos de obra, carvão usado e recicláveis. Tudo acumulado de modo a atrair transmissores de doenças ou favorecer o entupimento de bocas de lobo.

Apesar de a pasta realizar diariamente serviços de limpeza e manutenção de vias e logradouros públicos, em Palmas ainda é frequente o acúmulo de resíduos sólidos que não foram adequadamente encaminhados à coleta de lixo.

Para garantir que esse tipo de transtorno não aumente, a Seisp recebe pelo telefone de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas, indicação da população de locais onde é necessária a retirada de resíduos acumulados.

É importante frisar que Palmas é 100% coberta pelo serviço regular de coleta de lixo doméstico. Para conhecer os dias de passagem do caminhão de coleta e planejar os dias para dispor o lixo doméstico em lixeiras e contêineres da sua rua. Confira o itinerário dos caminhões aqui.

Além disso, há ecopontos em diferentes pontos da Capital para descarte de óleo vegetal usado em fritura, restos de poda (galhadas), materiais recicláveis e resíduos de construção civil.