Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O vírus do HPV é o principal causador do câncer de colo de útero

O vírus do HPV é o principal causador do câncer de colo de útero Foto: André Araújo

Foto: André Araújo O vírus do HPV é o principal causador do câncer de colo de útero O vírus do HPV é o principal causador do câncer de colo de útero

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde/Gerência de Imunização, realiza nessa quinta-feira, 14, a Teleconferência "Conhecimento e Prevenção Sobre Papilomavírus Humano - HPV", voltada para as equipes municipais de Imunização.

A teleconferência será transmitida pela plataforma Zoom, às 14h30, com a participação do especialista em Cirurgia Oncológica, o médico Ricardo Rodrigues de Souza.

Prevenção

Para os meninos, a vacina protege contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV. A definição da faixa etária para a vacinação visa proteger meninos e meninas antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus.

Nas meninas, o principal foco da vacinação é proteger contra o câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal; lesões pré-cancerosas; verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus. O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido de mãe para filho no momento do parto.