Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O Coletivo se apresenta na Praça Leopoldo de Bulhões, no centro da cidade de Natividade, nesse sábado

O Coletivo se apresenta na Praça Leopoldo de Bulhões, no centro da cidade de Natividade, nesse sábado Foto: Divulgação

Foto: Divulgação O Coletivo se apresenta na Praça Leopoldo de Bulhões, no centro da cidade de Natividade, nesse sábado O Coletivo se apresenta na Praça Leopoldo de Bulhões, no centro da cidade de Natividade, nesse sábado

A turnê do espetáculo Lumaréu pelo interior do Estado teve estreia na última semana, em Paraíso, e conta com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc). O espetáculo é produzido pelo Coletivo Agulha Cenas, também será apresentado em Natividade neste próximo sábado, 16, e Gurupi dia 23 de outubro. A classificação é livre e a duração do espetáculo é de 60 minutos.

Nesse sábado, 16, o Coletivo se apresenta na Praça Leopoldo de Bulhões, no centro da cidade de Natividade. O espetáculo é formatado a partir de experiências estéticas da ressignificação do poder do fogo. “Embora ameaçador, o poder do fogo assume no espetáculo um sentido positivo, combustível da perseverança, da capacidade de se conhecer e se reinventar. “Juntos, fatos brutos e poesia representam um rico contexto”, adianta a diretora do espetáculo, Renata Souza.

A produção artística une dança, poesia e teatro para trabalhar peculiaridades da realidade ambiental, social e cultural regional e aborda a ressignificação do elemento fogo como símbolo recorrente em experiências estéticas.

“Levar o espetáculo para o público do interior do Tocantins amplia o alerta, de forma artística, sobre a destruição que o fogo causa no meio ambiente”, ressalta o presidente da Adetuc, Jairo Mariano.

O projeto Lumaréu é uma realização do Coletivo Agulhas Cenas, contemplado pelo prêmio Aldir Blanc, da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, via Secretaria Especial da Cultura e Fundo Nacional da Cultura.