Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Governador em exercício Wanderlei Barbosa recebeu comunicado do STJ com nomes dos servidores a serem afastados

Governador em exercício Wanderlei Barbosa recebeu comunicado do STJ com nomes dos servidores a serem afastados Foto: Tharson Lopes

Foto: Tharson Lopes Governador em exercício Wanderlei Barbosa recebeu comunicado do STJ com nomes dos servidores a serem afastados Governador em exercício Wanderlei Barbosa recebeu comunicado do STJ com nomes dos servidores a serem afastados

Com a determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de afastar o governador Mauro Carlesse pelo período de seis meses, o vice Wanderlei Barbosa assume interinamente o Governo do Tocantins. Barbosa recebeu comunicado do ministro Mauro Campbell sobre o afastamento do governador e de servidores vinculados à Secretaria Estadual da Segurança Pública.

Wanderlei Barbosa é natural de Porto Nacional e tem a experiência de mais de 30 anos de carreira política. Já foi vereador e deputado estadual por vários mandatos. É filho do primeiro prefeito de Palmas, Fenelon Barbosa, irmão do ex-presidente da Câmara de Palmas, vereador Marilon Barbosa, e pai do deputado estadual Léo Barbosa. 

Confira ao final da matéria a lista dos afastados, de acordo com o comunicado do STJ ao vice-governador Wanderlei Barbosa com data do último dia 18 de outubro.

Entenda 

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell, determinou o afastamento do governador do Tocantins, Mauro Carlesse (PSL) pelo período de seis messes. Carlesse é alvo de operação da Polícia Federal nesta quarta-feira (20), que visa desarticular uma organização criminosa que supostamente tentou impedir ou obstruir investigações sobre atos ilícitos relacionados à cúpula do governo. 

São realizadas duas operações simultâneas (Éris e Hygea) que envolvem cerca de 280 policiais federais para investigar o pagamento de vantagens indevidas ligadas ao plano de saúde dos servidores estaduais e obstrução de investigações. Não há mandado de prisão contra Carlesse. A PF cumpre mandados de busca e apreensão na casa do governador e também no Palácio Araguaia.

Os policiais federais cumprem 57 mandados de busca e apreensão e outras 50 medidas cautelares, como a suspensão do exercício das funções públicas, expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça, nas cidades de Palmas/TO, Gurupi/TO, Porto Nacional/TO, Minaçu/GO, Goiânia/GO, Brasília/DF e São Paulo/SP. 

“Os inquéritos, que tramitaram sob sigilo na Corte Especial do STJ, indicaram a presença de fortes indícios do pagamento de vantagens indevidas ligadas ao Plano de Saúde dos Servidores do Estado do Tocantins e a estrutura montada para a lavagem de ativos, bem como indicou a integralização dos recursos públicos desviados ao patrimônio dos investigados”, informou o STJ em comunicado à imprensa. 

Segundo o STJ, as investigações, iniciadas há quase dois anos, reuniram um vasto conjunto de elementos que demonstram um complexo aparelhamento da estrutura estatal voltado a permitir a continuidade de diversos esquemas criminosos comandados pelos principais investigados. Ainda de acordo com o STJ, além da obtenção de novas provas, as operações buscam interromper a continuidade das ações criminosas, identificar e recuperar ativos frutos dos desvios, resguardar a aplicação da lei penal, a segurança de testemunhas e a retomada das Instituições Públicas.

Além do governador, o secretário de Segurança Pública do Tocantins, Cristiano Barbosa Sampaio, também é um dos alvos das operações. 

Afastados do Cargo

Secretário de Segurança Pública - Cristiano Barbosa Sampaio

Secretário Executivo da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins - Servilho Silva de Paiva

Corregedor-geral da Secretaria de Segurança Pública e delegado de Polícia Civil - Ronan Almeida Souza

Diretora-geral da Polícia Civil - Raimunda Bezerra de Souza

Delegada da Polícia Civil e diretora da Espol - Cinthia Paula de Lima

Chefe da divisão especializada de repressão à corrupção (Decor) e delegado de Polícia Civil - Gilberto Augusto Oliveira Silva

Delegado chefe da 1ª Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc) - Ênio Walcacer de Oliveira Filho

Escrivão de Polícia Civil e assessor da secretária estadual de Educação - Victor Vandré Sabará Ramos

Agente de Polícia Civil e gerente do Núcleo de Inteligência do Detran/TO - José Mendes da Silva Júnior

Agente de Polícia Civil, atualmente cedido para o MP/TO - Antônio Martins Pereira Júnior

Agente de Polícia Civil, atualmente cedido para o MP/TO - Carlos Augusto Pereira Alves

Gerente de Inteligência da Casa Militar e major da Polícia Militar - Rudson Alves Barbosa