Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Wanderlei Barbosa afirmou que não faria movimentos bruscos à frente do governo

Wanderlei Barbosa afirmou que não faria movimentos bruscos à frente do governo Foto: Washington Luiz

Foto: Washington Luiz Wanderlei Barbosa afirmou que não faria movimentos bruscos à frente do governo Wanderlei Barbosa afirmou que não faria movimentos bruscos à frente do governo

O governador do Tocantins, em exercício, Wanderlei Barbosa, nomeou novos integrantes para ocupar o primeiro escalão do governo na noite dessa segunda-feira, 25. As mudanças foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) edição nº 5954. As mudanças acontecem depois do governador em exercício afirmar que não faria movimentos bruscos à frente do governo.

O empresário e presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA), Joseph Madeira, foi nomeado para exercer o cargo de secretário da Governadoria, da Secretaria Executiva da Governadoria e deixa o cargo, Divino Allan Siqueira.

Para exercer o cargo de Secretário Extraordinário de Assuntos Parlamentares foi nomeado o ex-vice-governador e ex-deputado federal, Darci Martins Coelho. Quem deixou o cargo Foi José Humberto Marquez Pereira.

Para a para exercer o cargo de secretário de Estado de Parcerias e Investimentos foi nomeado José Humberto Pereira Muniz Filho que ocupará o cargo deixado por Claudinei Quaresmim que pediu exoneração na última sexta-feira, 22.

Já o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (ADETUC), Jairo Soares Mariano, foi nomeado para responder interinamente pela Secretaria de Estado da Fazenda. Mariano, que é formado em Ciências Contábeis, é ex-prefeito de Pedro Afonso, presidiu a Associação Tocantinense dos Municípios (ATM) e foi vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Quem deixa a chefia da pasta é Sandro Henrique Armando.

Para a presidência da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) foi nomeado Marco Aurélio Giralde e quem deixa o cargo, Thiago Pinheiro Maciel.

O governador em exercício também nomeou empresário Carlos Humberto Duarte de Lima e Silva (Beto Lima) para exercer o cargo de secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, ocupando o cargo do exonerado Aldison Wiseman Barros de Lyra (Tom Lyra).

Para exercer o cargo de secretário de Estado da Segurança Pública foi nomeado o delegado Wlademir Costa Mota Oliveira. O cargo era ocupado por Cristiano Barbosa Sampaio, exonerado na última sexta-feira pelo governador em exercício, em cumprimento à ordem judicial do Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell, que afastou do cargo o governador Mauro Carlesse por 6 meses, juntamente com toda a cúpula da Segurança Pública.

Ainda na reformulação do secretariado, Sebastião Pereira Neuzin Neto foi nomeado para o cargo de secretário-chefe, para, sem prejuízo de suas atribuições, responder interinamente pela Casa Civil. Deixa o cargo de secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Costa Vidal

Afonso Piva de Santana deixa a Superintendência de Aquisição e Estratégias de Logística da Secretaria de Estado da Saúde para assumir o cargo de secretário de Estado da Saúde. Ele ocupará o cargo do exonerado Luiz Edgar Leão Tolini.

Para exercer o cargo de secretário Executivo, da Secretaria da Administração foi nomeado Rafael Sulino de Castro.

Também foram exonerados Élcio de Souza Mendes, da Secretaria de Estado da Comunicação e Keliton de Sousa Barbosa, secretário Extraordinário de Ações Estratégicas.