Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Philipe Ramos

Foto: Philipe Ramos

Em maio na 22ª posição, em julho na 10ª, setembro na 8ª e, por último, em outubro, na 5ª posição. Esta foi a evolução do Tocantins no ranking nacional de tempo de abertura de empresas.

O estado alcançou o top 5 dos estados mais rápidos para abrir uma empresa com o tempo de 32 horas e 26 minutos. Os dados são do Governo Federal apresentados por meio do Portal da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

Jucetins ainda mais eficiente

No Tocantins, o tempo somente para registro, que é de responsabilidade da Junta Comercial do Tocantins (Jucetins) é ainda mais eficiente. A Jucetins leva, aproximadamente, 11 horas para registrar uma empresa.

Porém, no cálculo final do ranking são contados os processos de viabilidade, registro e obtenção de CNPJ, que são responsabilidades, respectivamente, dos municípios, Junta Comercial e Receita Federal. Assim, o tempo total acaba se tornando maior, pois a viabilidade, por exemplo, varia de município para município.

Evolução

De acordo com a presidente da Jucetins, Thaís Coelho, a meta do governo do Tocantins é evoluir sempre. “A Jucetins se tornou 100% digital justamente para tornar o registro empresarial algo prático, fácil e rápido. Nós não podemos criar entraves para o cidadão realizar o seu sonho. Nós viabilizamos o sonho de pessoas. Sonhos que levam ao desenvolvimento econômico do Tocantins. Quem deseja empreender quer agilidade, e para isso acontecer o governador Wanderlei Barbosa nos oferece todas as condições para desburocratizarmos o ambiente de negócios”, afirma a presidente.

“O resultado positivo também é fruto da nossa parceria com o Sebrae, que não mede esforços para termos um Tocantins que seja atrativo para investimentos e novos negócios”, ressalta Thaís Coelho.

Em entrevista ao portal do Sebrae, a empresária Alessandra Silva Neres, que já abriu uma empresa em 2017 e precisou esperar mais de 15 dias por um CNPJ, desta vez, conseguiu abrir em menos de dois dias. “Foi muito rápido e essa agilidade, na minha opinião, é um incentivo para as empresas se regularizarem”, ressalta a empreendedora.