Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Moradores do Bairro de Fátima adeptos ao futebol contam a partir de agora com uma iluminação de LED no campo do setor. Para comemorar a inauguração, foram realizadas na noite dessa quarta-feira, 3, partidas comemorativas entre moradores e equipe formada por profissionais da Prefeitura, Câmara Municipal e amigos. A inauguração marca o início do cronograma de eventos e entregas de obras, que serão realizados até 14 de dezembro, em comemoração aos 63 anos da cidade.

“Esse é o segundo campo iluminado que entregamos, estamos muito felizes de saber que os projetos e serviços estão dando certo mesmo com a pandemia. É um mês de muita alegria por ser o aniversário da cidade, não vamos fazer festa, mas vamos ter um mês e meio de entrega de muitas obras para a população”, afirmou o prefeito Wagner Rodrigues.

Mais saúde para comunidade

As partidas amistosas foram realizadas no Bairro de Fátima entre três times: o Masters formado por moradores da comunidade que jogou contra a equipe organizada pela Prefeitura, Câmara Municipal e amigos e a equipe feminina do projeto social do Bairro de Fátima, mantido pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer.

Mais de 10 mil moradores serão beneficiados com a iluminação que além de contemplar o campo de futebol do bairro, pode atender a população de setores próximos como: Monte Sinai, Nova Araguaína, Cidade Nova, Complexo Xixebal e entre outros.

Professora e amante do esporte nas horas vagas, Rose Barros esteve em campo na inauguração, ela faz parte do time feminino do Bairro de Fátima e coordena um projeto de futebol. “É a primeira vez que estamos vendo essa iluminação linda, uma conquista para as mulheres e para os jovens, pois é aqui onde treino os meus meninos, e graças a Deus olharam para nós e atenderam nossas necessidades. Eu estou muito feliz!"

Como funciona

No campo de futebol do Bairro de Fátima foram instalados 24 projetores distribuídos em seis postes, a tecnologia em LED garante maior luminosidade e menor consumo de energia. Benefício que reflete na saúde, com os gramados iluminados a população poderá ter mais qualidade de vida ao praticar o esporte.

“A gente vive uma cobrança mundial para cuidarmos da saúde e o esporte ele traz esse retorno que reflete no condicionamento físico, no sono e na mente. Agora o trabalhador poderá exercer suas funções durante o dia e jogar futebol a partir das 18h30”, explicou o secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Zeca de Oliveira.

Os projetores poderão ser ligados três vezes na semana com limite de horário até às 23 horas. O uso em dias intercalados tem como objetivo manter a qualidade da grama. Para utilizar o benefício, a comunidade deve fazer o pedido de uso via ofício com pelo menos 48 horas de antecedência.

O documento deve ser levado na Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, localizada na Avenida Bernardo Sayão, 499, no Entroncamento. O horário de atendimento é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Cada solicitação tem durabilidade de uma hora e meia. Horário definido com intuito de atender o maior número de pessoas possível.

Mais campos iluminados

O campo é o segundo da cidade inaugurado com a iluminação em LED, o primeiro foi o do setor Barros, no último mês de outubro. Outros locais também receberão a tecnologia: do Jardim das Flores, Jardim das Palmeiras, Complexo Xixebal, Beira Cimba, Araguaína Sul. O próximo espaço esportivo a receber o benefício é o do setor Novo Horizonte e está previsto para dezembro.

Próximos eventos

Os próximos eventos esportivos será o Motoara (Encontro de Motociclistas de Araguaína e Região) e o 4º Desafio Carvalho de Ciclismo. O Motoara está previsto para o dia 12, às 19 horas, e finaliza no sábado, 13, às 7h30, no Parque das Águas. O dia do aniversário da cidade, 14, é a data do desafio de ciclismo, organizado pela UCAA (União Ciclística Amigos de Araguaína), no qual são esperados 390 atletas de Araguaína, Palmas e municípios da região.

Dentro da programação de comemoração pelos 63 anos de fundação de Araguaína também estão uma série de obras voltadas para a melhoria da infraestrutura urbana e qualidade de vida da população.

Ao todo, serão 21 dias de programação. Os próximos eventos são nesta quinta, 4, às 17 horas, com a finalização das obras de asfalto do Setor Maracanã e na sexta, 5, às 9 horas, a entrega de pontes nos assentamentos Paraíso e Três Riachos.

Programação

Dia 4 (quinta-feira)

17h - Entrega das obras de asfalto do Setor Maracanã.

Dia 5 (sexta-feira)

9h - Entrega de pontes nos assentamentos Paraíso e Três Riachos.

Dia 9 (terça-feira)

9h - Entrega do Laticínio Municipal (Daiara - Distrito Agroindustrial de Araguaína).

Dia 12 (sexta-feira)

18h - Entrega das casas no Setor Parque do Lago;

19h – Encontro de Motociclistas de Araguaína e Região - Motoara (Parque das Águas).

Dia 13 (sábado)

7h30 - Encontro de Motociclistas de Araguaína e Região - Motoara (Parque das Águas).

Dia 14 (domingo)

8h - 4º Desafio Carvalho de Ciclismo (Largada do Setor Barra da Grota).

Dia 17 (quarta-feira)

9h - Entrega das obras de drenagem e asfalto do Setor Palmas e Setor Itaipu.

Dia 23 (terça-feira)

9h - Entrega das obras de drenagem e asfalto do Setor Morada do Sol e Ana Maria.

Dia 26 (sexta-feira)

17h - Entrega das obras de asfalto do Setor Tocantins.

Dia 27 (sábado)

19h30 - Live Festival São João do Cerrado.

Dia 28 (domingo)

19h30 - Live Festival São João do Cerrado.

Dia 29 (segunda-feira)

17h - Soltura de 10 mil alevinos do Projeto Lago Vivo e melhorias na Via Lago (Praia da Via Lago).

Dia 30 (terça-feira)

17h - Entrega de certificados de cursos do Programa Capacita Araguaína (Espaço Municipal de Comércio e Cultura Feirinha).

Dia 4/12 (sábado)

17h - Entrega das obras de drenagem e asfalto do Jardim Vitória.

Dia 7/12 (terça-feira)

18h - Implantação oficial da Guarda Municipal (Sede da unidade, Setor Tecnorte).

Dia 8/12 (quarta-feira)

19h - FALA - Feira de Artes Literárias de Araguaína (Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma, na Via Lago).

Dia 9/12 (quinta-feira)

19h - FALA - Feira de Artes Literárias de Araguaína  (Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma, na Via Lago).

Dia 10/12 (sexta-feira)

19h - FALA - Feira de Artes Literárias de Araguaína  (Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma, na Via Lago).

Dia 11/12 (sábado)

17h - Marcha para Jesus (saída da Avenida Filadélfia, em frente à Conab).

Dia 14/12 (terça-feira)

17h - Entrega das obras de asfalto dos setores Beira Lago, Santa Mônica, Santa Helena, Vila Bragantina e Jardim Paulista.