Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Com o avanço da campanha de vacinação contra a covid-19, a Prefeitura de Araguaína atingiu na última semana a imunização de 68% do público adulto que já recebeu a segunda dose. Com o maior alcance da população com idade a partir dos 18 anos, o trabalho de conscientização tem sido reforçado entre os adolescentes.

“Grande parte da população procurou nossos locais de vacinação para receber a vacina e nós pudemos observar uma queda no número de casos de covid-19 na cidade e por consequência a desocupação dos leitos de UTI. Mas principalmente os adolescentes com idade entre 12 e 17 anos estão deixando de voltar às unidades básicas de saúde para receber a segunda dose e completar a imunização e precisamos combater isso”, explicou a diretora de Imunização de Araguaína, Samilla Braga.

O relatório da Secretaria Municipal da Saúde aponta que 89% do público adulto já receberam a primeira dose e 68% já está completamente imunizado com a segunda aplicação da vacina. Entre os adolescentes esta diferença é maior, com 70% da população com idade entre 12 e 17 anos com a primeira dose e apenas 19% com a segunda dose da vacina.

Vacina perto de casa

Até o momento, Araguaína já aplicou 227,89 mil doses dos imunizantes contra a covid-19. Para incentivar a procura pelos postos de vacinação, o Município tem aplicado estratégias de descentralização dos locais de aplicação, por meio dos programas Vacina Móvel e Vacina Itinerante, que levam postos de vacinação para bairros mais afastados.

Esta semana o ponto de vacinação itinerante seguirá em frente à Câmara Municipal de Araguaína, de quarta a sexta-feira, 17 a 19, das 8 às 18h30. Para receber a vacina contra a covid-19, é necessário ter idade a partir dos 12 anos. O morador deve apresentar documento de identidade com foto, CPF e cartão de vacina. Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável com termo de consentimento assinado e documentações necessárias.

Mais locais

Além dos postos de vacinação móvel e itinerante, a vacina está disponível de segunda a sexta-feira, nas UBS (unidades básicas de saúde) e no Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma, na Via Lago, das 8 às 12 horas e das 14 às 17h30. As UBS Dr. Francisco (Vila Aliança) e a Araguaína Sul atendem em horário ampliado, das 7 às 19 horas, sem intervalo. As demais salas de vacinação estão disponíveis das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.