Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Araguaína iniciou nesta quinta-feira, 18, a aplicação da dose de reforço contra a covid-19 nos moradores com mais de 18 anos. Está apto a receber quem tomou a última dose do esquema vacinal da Pfizer, Astrazeneca ou Coronavac há pelo menos cinco meses. A vacinação está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), no Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma e, a partir desta sexta-feira, 19, em mais pontos movimentados da cidade.

De acordo com a diretora municipal da Imunização, Samilla Braga, a aplicação foi autorizada pelo Ministério da Saúde. “Segundo a nota técnica, somente os pacientes que tomaram a vacina Janssen não devem ser vacinados com a dose de reforço. Estamos aguardando a nota técnica que virá orientando sobre a segunda dose da Janssen”.

O reforço era aplicado em trabalhadores da saúde e idosos com mais de 60 anos, e até o momento 7.047 moradores receberam a terceira dose. Ao todo, quase 90 mil araguainenses receberam a segunda dose e poderão receber novamente o imunizante quando completarem o período exigido.

Vacinação indo até o morador

A vacinação itinerante em frente à Câmara dos Vereadores continua disponível, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h30, e no sábado, das 8 às 13 horas.

Já o carro da vacina móvel já tem nova programação e vai para quatro locais movimentados de Araguaína. Nesta sexta-feira, 19, a aplicação é no Mercado Municipal, das 13 às 18 horas, e sábado, 20, das 8 às 13 horas. Já na segunda e terça-feira, 22 e 23, ficará estacionado na Feirinha, das 16 às 20 horas.

Na quarta e quinta-feira, 24 e 25, a vacinação do veículo é na UBS José Rezende, no Setor Alto Bonito, que é referência para covid, das 16 às 20 horas. A programação da próxima semana será encerrada na Praça do Setor Noroeste, na sexta-feira, das 15 às 20 horas, e no sábado, das 8 às 13 horas.

Nas UBS

Além dos postos avançados, a vacina está disponível nas UBS (unidades básicas de saúde) e no Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma, na Via Lago, das 8 às 12 horas e das 14 às 17h30. As UBS Dr. Francisco (Vila Aliança) e a Araguaína Sul atendem em horário ampliado, das 7 às 19 horas, sem intervalo. No Setor Ponte e Distrito Novo Horizonte, o atendimento é das 7 às 13 horas. As demais salas de vacinação estão disponíveis das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.