Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Acontece nos próximos domingos, dias 21 e 28 de novembro, a aplicação da prova do  Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em 31 municípios do Estado do Tocantins. A Polícia Militar irá realizar um policiamento estratégico para garantir a segurança no armazenamento das provas, realização dos exames e no recolhimento das provas. Para a execução do policiamento será empregado cerca de 200 militares do efetivo operacional, com reforço do administrativo.

As provas seguirão o calendário nacional e serão aplicadas nas sedes de escolas estaduais da rede pública e privada de ensino em 123 instituições, para um público de 28.603 mil estudantes com inscrições confirmadas.

A  PM atuará em todos os locais que serão aplicadas as provas do Enem 2021, tanto regular quanto digital, visando garantir a plena realização do exame, a segurança dos estudantes, das instalações e dos aplicadores de prova.

A operação integrada pelos Correios, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil (PC), Seduc, Detran, Consórcio Aplicador Cesgranrio, Energisa e as Forças de Segurança e Fiscalização em âmbito municipal é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública, por meio da Superintendência de Ações Integradas (SIOP), na qual a PM exerce a liderança situacional devido ao convênio celebrado com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para execução do policiamento.

No dia de aplicação das provas haverá um gabinete situacional, no Quartel do Comando Geral em Palmas-TO, onde as instituições envolvidas estarão reunidas para realização de ações sinérgicas durante a realização das provas.