Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Acontecerá na próxima quarta-feira, 24, a partir das 9 horas, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas, encontro dos parceiros do Comitê Estadual do Fogo e Governo do Tocantins, visando a divulgação do relatório final em torno das ações de prevenção, combate e fiscalização dos incêndios florestais durante o ano. Segundo o Corpo de Bombeiros, os motivos são de comemoração, pois o estado deixando a lista dos que mais queimam (entre os cinco), subindo para a 9ª posição.

Por trás dessa conquista, segundo explicou o tenente-coronel Erisvaldo Alves, coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual, está a união dos 29 órgãos membros do Comitê Estadual do Fogo que atuaram nas ações de 2021.“Foi um ano de resultados positivos”, afirma Alves. O coordenador-adjunto relatou que, na programação deste ano, “foi possível visitar mais de 12 mil pessoas em diversas partes do estado, com ações preventivas e educativas, além de fazer a distribuição de 30 toneladas de alimentos às famílias com necessidades e impactadas pela pandemia do novo coronavírus”.

De acordo com o tenente-coronel, foram aplicados R$ 70 milhões em multas. “Ainda tivemos mais de 73 mil alunos impactados com aulas de educação ambiental e as instituições de fiscalização aplicaram multas que passam de R$ 70 milhões por conta do descumprimento da legislação”, informa. 

Outro dado importante diz respeito à redução das áreas queimadas em relação ao ano anterior, a redução ficou em torno de 30% no Tocantins, em comparação com o mesmo período de 2020, segundo o Corpo de Bombeiros. “É muito gratificante e isso mostra a eficiência do trabalho executado por todos. As instituições parceiras estão de parabéns, pois cumpriram o que foi pactuado por todos desde o início do ano, com a aprovação do Plano de Ação”, avalia Alves.

As primeiras atividades do Comitê do Fogo começaram ainda em março, e diminuíram com as primeiras chuvas no Tocantins. Entre tantas ações estão a formação de uma legião de brigadistas municipais de combate a incêndios florestais, bem como a inédita formação de uma Brigada Estadual de Combate a Incêndio Florestal, pelo Governo do Tocantins, contratando, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), contratando 80 brigadistas.