Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) apresentou nesta quarta-feira, 24, o balanço das ações empreendidas para prevenção, controle e combate a incêndios florestais nas Unidades de Conservação (UC) estaduais em 2021, durante o evento de encerramento das ações do Comitê Estadual de Combate aos Incêndios Florestais e Controle de Queimadas no Estado do Tocantins (Comitê do Fogo).

Com os esforços interinstitucionais e apoio da população, os dados da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec), coletados de 1º a 20 de novembro do corrente ano, apontam que houve significativa redução de área queimada e o Tocantins ocupa a 9ª posição no Ranking dos Estados que apresentam maior registro de focos de calor no Brasil. Os cálculos estimam 32% de redução de área queimada no Estado, contudo, 36 municípios ainda registraram aumento de áreas impactadas pelo fogo.  

E o Relatório de Áreas Queimadas no Estado do Tocantins (2021) do Projeto de Monitoramento de Queimadas e Incêndios Florestais no Tocantins, desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma) do Ministério Público do Estado do Tocantins (MPE) aponta que julho de 2020 a outubro de 2021 houve redução de -12.364,01 ha de áreas queimadas em unidades de conservação estaduais, equivalente a - 48,64% de áreas impactadas pelo fogo, neste período.  

Ao todo, 29 instituições compõem o Comitê e implementaram 14 ações propostas para educação e prevenção, fiscalização, combate e controle de incêndios florestais, durante a realização dos trabalhos, em parceria com os municípios de todas as regiões do Estado. As ações foram distribuídas em quatro fases: prevenção, preparação, mitigação e resposta. 

“Essas ações de integração, como essas instâncias que agregam instituições com o Comitê do Fogo, vêm contribuir de maneira positiva com Manejo Integrado do Fogo de forma geral, que aborda esses quatro aspectos, que o Coronel Alves citou [durante o evento]. A integração dessas instituições é importante porque agrega dados. Cada instituição desenvolve um tipo de ação e no final a gente pode fazer uma avaliação do que foi feito e tentar dar um direcionamento estratégico para o próximo ano”, considera Warley Rodrigues, diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins.

“Daí a importância dessa instância, do Comitê do Fogo, que reúne dados importantes para a tomada de decisão nas ações de manejo, prevenção, controle e combate aos incêndios florestais no estado do Tocantins”, destaca Warley Rodrigues.  

Empenhado nas ações preventivas, o Naturatins foi umas das instituições que acompanhou as visitas aos municípios com o projeto Foco no Fogo. Para contribuir com as ações de mitigação, o Instituto realizou queimas prescritas em sete Unidades de Conservação, que somaram 195 ações dessa natureza, sendo 43 realizadas em maio, 102 em junho, 36 em julho, 11 em agosto e 3 em setembro.