Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma cobra sucuri de aproximadamente quatro metros de comprimento foi entregue por um morador da quadra Arno 14, na tarde dessa quinta-feira, 25, aos agentes ambientais da Guarda Metropolitana de Palmas. Após ser avaliada, a cobra foi devolvida ao seu ambiente natural, no Parque Estadual do Lajeado.

Segundo o morador, a sucuri estava a algum tempo se alimentando da criação de galinhas e patos, em sua residência. “O animal havia acabado de comer um de meus patos, o que facilitou a captura, por isso conseguimos imobilizá-la e transportá-la de forma segura à sede da GMP”, afirmou.

De acordo com o gerente da Divisão Ambiental da Guarda Metropolitana de Palmas, Leônidas Castro, o correto é comunicar aos órgãos ambientais e solicitar a captura do animal. “Em casos como esse pedimos que a pessoa mantenha uma distância segura do animal e ligue imediatamente para o número 153, solicitando a captura”, disse, acrescentando que o animal chegou à sede da GMP em bom estado de saúde.

Mesmo que a captura da sucuri tenha sido feita de forma segura, o agente ambiental esclarece que o animal pode oferecer riscos. “Quando se sentem ameaçadas pelo homem, as sucuris geralmente mordem como forma de defesa. A captura e a manipulação inadequada destas cobras costumam resultar em acidentes”, alertou. (Secom Palmas)