Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Governo do Estado do Tocantins, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), realizou entre os dias 16 a 21 de novembro reuniões juntos aos representantes dos municípios de Dianópolis e Taguatinga, na região sudeste do Estado, na região de Serras Gerais, a fim de levar informações sobre a importância da inventariação turística.

Previsto para ser realizado nas sete regiões turísticas do Estado, a inventariação consiste no levantamento, na identificação e no registro dos atrativos turísticos, dos serviços, dos equipamentos turísticos e da infraestrutura de apoio ao turismo como instrumento base de informações para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turística, possibilitando a definição de prioridades para os recursos disponíveis e o incentivo ao turismo sustentável, com foco na formulação de políticas públicas eficientes para o desenvolvimento do turismo e a geração de emprego e renda.

As informações coletadas durante o processo serão inseridas na Plataforma Integrada do Turismo (PIT), com a função de manter a interatividade com turistas de diversas localidades, além de ser uma importante ferramenta para a gestão e a promoção do turismo. Durante o processo de inventariação, técnicos e servidores das secretarias de Turismo dos municípios receberam orientações e formações sobre o uso e a atualização da plataforma.

Dando continuidade às visitas que já atenderam município da região de Serras Gerais, Encantos do Jalapão, Vale dos Grandes Rios e Serras e Lagos, o presidente da Adetuc, Hercy Filho, destaca a determinação do governador em exercício, Wanderlei Barbosa, para que as ações de incentivo ao turismo sejam fortalecidas. "A partir da inventariação o município passa integrar o Mapa do Turismo, possibilitando o acesso a vários benefícios e fortalecendo a atividade turística, planejamento e a criação de políticas públicas, além do aumento da geração de emprego e renda”, disse.