Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação/Adetuc

Foto: Divulgação/Adetuc

Conhecido por ser um dos destinos preferidos dos tocantinenses durante a temporada de verão, o município de Pedro Afonso, localizado a 206 km de palmas, recebe durante esta semana, a equipe técnica da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), que realizam o levantamento da oferta turística e outras informações, como infraestrutura, serviços básicos e turísticos, além das características culturais da cidade, uma das mais antigas do Estado do Tocantins. 

O inventário da oferta turística consiste no levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos e culturais, dos serviços, dos equipamentos e da infraestrutura de apoio ao turismo, como instrumento base de informações para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turística, possibilitando a definição de prioridades para os recursos disponíveis e o incentivo ao turismo sustentável.

Durante o processo, os técnicos da Adetuc também realizam a inventariação cultural e a orientação aos técnicos do Museu Histórico de Pedro Afonso Frei Rafael de Taggia. Responsável pela curadoria do museu, o historiador Fabricio Rocha destaca que o trabalho feito pela Adetuc no mapeamento do nosso patrimônio histórico e cultural irá contribuir para a divulgação do acervo cultural do município, que possui estrutura de museu, teatro, além de espaços destinados à cultura. "Principalmente divulgando nossas potencialidades, fazendo um retrato fidedigno da nossa região e poderem estar investindo na nossa cidade. Todos ganham com esse processo de inventariação”, completou. 

Margeada pelos rios Tocantins e Sono, o município possui  diversos riachos e cachoeiras, uma vegetação típica do cerrado e o clima propício para quem busca experiências ligadas ao ecoturismo. 

Para a secretária de Meio Ambiente, Comércio, Indústria, Serviço e Turismo, Jucielly Coelho, a cidade de Pedro Afonso tem uma forte representação no turismo tocantinense, que ocorre de forma sazonal durante a temporada de verão que precisa ser ampliada. "Receber a equipe do turismo e as orientações para essa inventariação turística irá ampliar a nossa atuação frente ao turismo dentro do município e permitir uma união entre a gestão pública e os empresários para promover ações que visam fortalecer essa atividade e gerar mais emprego e renda dentro da nossa cidade”, ressaltou. 

Todas as informações coletadas durante o processo de inventariação turística e cultural de Pedro Afonso serão inseridas na Plataforma Integrada do Turismo (PIT), ferramenta que permite uma interatividade com turistas de todo o mundo, além de ser uma importante dispositivo para a gestão e a promoção do turismo nos municípios e Estado. 

Para o presidente interino da Adetuc, Jairo Mariano, a cidade de Pedro Afonso já possui um calendário consolidado de eventos que atraem milhares de pessoas todos os anos. “Há meses em que a cidade vê a população dobrar de número de habitantes, devido a movimentação turística. É um município com inúmeros atrativos turísticos e com uma história e representatividade cultural muito relevante ao Tocantins, desta forma o ordenamento irá garantir uma escalada do turismo na cidade e na região, com a construção de políticas públicas eficientes, que tem sido o foco do Governo do Estado”, pontuou Jairo Mariano ao frisar o compromisso do governador em exercício, Wanderlei Barbosa, nas ações de retomada e fortalecimento do turismo